sábado, 21 de janeiro de 2017

Eu, Psicóloga: Eu gostaria de ter feito isso- E VOU FAZER


Arrependimentos. Quem nunca teve? Eu tive alguns... Talvez você espere que eu diga que na vida não há espaço para arrependimentos ou para "se ao menos". Isto não vai acontecer por que os arrependimentos podem ser bastante úteis — se você usá-los para agir de outra maneira no futuro.

Há três cenários possíveis para o "Eu gostaria de ter feito isso”. O primeiro é quando você sente que não aproveitou uma oportunidade ou que perdeu alguma coisa. O segundo é quando você vê que alguém fez algo muito bom e gostaria que tivesse sido você. O último cenário não diz respeito a você, mas aos outros — aqueles que se arrastam por aí numa atitude de "Eu poderia ter sido um vencedor, se ao menos eu tivesse tido chance, ou mais sorte, ou melhores oportunidades” . Para essas pessoas, a má notícia é que, mesmo que a Dama da Fortuna tivesse aparecido e lhes dado uma mordida no traseiro, elas deixariam a sorte escapar.

As pessoas que olham para as conquistas dos outros se dividem em dois grupos: as que invejam e as que se sentem motivadas. Se você se flagrar dizendo “Eu gostaria de ter feito isso/ pensado nisso/estado lá/visto aquilo/experimentado isso/conhecido aquelas pessoas", então deve aprender a completar a frase com "E vou conseguir"…

Em muitos casos, o que você gostaria de ter feito pode não estar completamente fora de cogitação — mesmo que não seja exatamente como se você tivesse feito antes. Por exemplo, se você está pensando "Eu gostaria de ter passado um ano na China antes da faculdade”, é claro que não vai conseguir voltar no tempo . Mas sem que você não conseguiria um período sabático de seis meses para viajar agora? Ou tirar umas férias mais longas e ir até lá (com a família, se necessário)? Ou quem sabe colocar essa viagem no topo da lista de coisas que pretende fazer quando se aposentar?

É claro que, se você lamenta não ter ganho uma medalha de ouro olímpica nos 400 metros rasos porque desistiu do atletismo aos 14 anos de idade, não conseguirá fazer isso agora que está com 34.


Nesse caso, você apenas pode decidir que não perderá mais nenhuma oportunidade. Então você pode começar a ter aulas de mergulho para que, daqui a 20 anos, não fique se queixando de que "Gostaria de ter aprendido a mergulhar...".

A chave é olhar e ver o que você poderia ter feito e ainda pode ser feito e se empenhar, ao invés de ficar se lamentando por não ter feito ou conseguido. Você pode lamentar e se arrepender de muita coisa que não aconteceu, mas você também pode se levantar e fazer agora. Lembre-se: a diferença entre o sonho e a conquista se chama atitude, a decisão é sua. 

Por Débora Oliveira











Nenhum comentário:

Postar um comentário