quinta-feira, 27 de abril de 2017

360º - Dias Loureiro e a história da mala com 1,5 milhões em notas. E ainda um Explicador com tudo o que tem de saber sobre cães perigosos

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Na Síria: esta manhã deu-se uma "enorme explosão" perto do aeroporto de Damasco. Tudo indica ter sido um ataque de Israel a um complexo de armazéns do Hezbollah.

Na Venezuela: o regime de Nicolás Maduro anunciou que o paísvai deixar a Organização de Estados Americanos, como protesto contra o "intervencionismo e o ingerencismo" dos vizinhos. Ontem, morreu o 28.º manifestante anti-governo, atingido por uma bomba de gás lacrimogéneo.

Na Coreia do Norte: os Estados Unidos aumentam a pressão política - Trump chamou todos os 100 senadores americanos à Casa Branca para lhes falar sobre a "gravidade da ameaça" de Pyongyang - e militar - os EUA testaram um míssil intercontinental no Oceano Pacífico.

Em França: Emmanuel Macron já deve ter percebido como vai ser esta segunda volta contra Marine Le Pen. A candidata da Frente Nacional antecipou-se ao centrista na visita a uma fábrica e o ex-ministro da Economia acabou apupado pelos trabalhadores. Detalhe importante: tudo aconteceu em Amiens, onde Macron nasceu. Além disso, a esquerda está a ter dificuldade em engolir este sapo chamado Macron.


Informação relevante
Ontem, o dono do cão que atacou uma criança de 4 anosficou sujeito a termo de identidade e residência. Ao JN, Márcio Lourenço diz que o cão, "tal como a menina, também não tem culpa nenhuma" e afirma que pediu desculpa ao pai.

Só em 24 horas, houve três incidentes graves. O último aconteceu ontem, em Ílhavo, com uma criança de três anos a ser mordida na cara por um cão de Fila de São Miguel.

Quais são as raças que a lei considera perigosas? Que destino é dado aos animais que ferem pessoas? São 9 perguntas e respostas sobre o tema mais controverso dos últimos dias, em mais um Explicador que o ajuda a descodificar a realidade.

O Governo decidiu dar tolerância de ponto a toda a função pública no dia 12 de maio. Porquê? Por uma razão evidentíssima: porque é o dia em que o Papa chega a Portugal. Parece-lhe um tema controverso? Nada disso: todos os partidos parecem estar de acordo, incluindo o muito laico Bloco de Esquerda.

Até agora, só se ouviu uma crítica. Tiago Barbosa Ribeiro, deputado do PS, considerou a medida um “erro especialmente disparatado”.

O Presidente da República tem uma opinião sobre o PSD.Numa entrevista à Antena 1 que é emitida hoje de manhã, Marcelo Rebelo de Sousa aceitou comentar a liderança do partido, o que é pouco comum num Chefe de Estado, para dizer que admite a continuidade de Passos Coelho à frente do PSD depois do próximo congresso. Além disso, deixou uma crítica ao anterior governo, por causa da forma como lidou com a crise na banca; e uma ao atual, pela falta de crescimento económico.

Do debate quinzenal de ontem no Parlamento saiu...
... um trauma: António Costa diz que ainda não há condições políticas para fazer um novo referendo à regionalização "sem cometer os mesmos erros do passado";
... uma diferença linguística: Jerónimo acha que há "contradições" entre a UE e o crescimento, mas Costa prefere chamar-lhes tensões;
... uma acusação: o CDS diz que o Governo só consegue resultados através de cativações orçamentais, enquanto Costa afirmou, com o seu característico optimismo, que viver com cativações  "é muito bom" (e hoje o Negócios explica porque é que é "bom": os funcionários públicos que ajudem as suas equipas a atingir metas de redução de despesa vão ser premiados);
... uma denúncia: Passos Coelho voltou a falar dos nomes vetados pelo governo para o Conselho de Finanças Públicas e lembrou que “Quem se mete com o PS leva”.

Quais são esses nomes aparentemente tão desqualificados que mereceram um veto do Governo?São Luís Vitório e Teresa Ter-Minassian e foram propostos pelo Banco de Portugal e pelo Tribunal de Contas. Conheça os seus currículos (longos) aqui.

E já agora: quais são os motivos exactos para o governo vetar os nomes? António Costa não explicou, como lembra o Vítor Matos na crónica do debate de ontem.

Vai finalmente avançar a auditoria independente à CGD.O anúncio foi feito ontem por Mário Centeno no Parlamento. A auditora escolhida tem 15 semanas para apresentar conclusões.

Do último 25 de Abril, sai um processo judicial: o fotógrafo Alfredo Cunha vai pôr a Juventude Popular em tribunal por ter usado sem autorização a sua imagem icónica de Salgueiro Maia. "Nunca autorizaria para o CDS. Primeiro, porque politicamente não tenho nada a ver com o CDS, nem gosto. Depois, porque não quero que o retrato sirva para propaganda política. Ainda por cima com aquele paleio!"

O diretor da PJ vai apresentar uma queixa contra o juiz Carlos Alexandre no Conselho Superior da Magistratura. Tudo por causa de um comentário crítico feito pelo juiz, durante um interrogatório, a uma recompensa dada pela polícia a um informador. A notícia é do Público.

Duas notícias importantes dos Estados Unidos, com impacto na economia:

A história é contada pela CNN, que encontrou Islam Mitat algures na Síria. Esta marroquina conheceu o noivo na Internet e casaram. Ele parecia-lhe um “homem normal”, mas ela rapidamente acabou na Síria, refém do Estado Islâmico.


A nossa Opinião

José Manuel Fernandes escreve sobre "o esquerdismo infantil de Francisco Louçã, hoje como sempre": "A nossa extrema-esquerda não consegue apelar ao voto em Macron contra Le Pen. Nisso está com Mélenchon. Para Louçã fazê-lo seria mesmo uma "precipitação". O Bloco não suja as mãos apoiando banqueiros".

Maria João Avillez escreve sobre o Presidente: "Actuar assim, como Marcelo fez ao correr para o aeródromo de Tires, é exibir perante o país que nunca o Presidente tem em mãos um assunto, uma reflexão, cuja complexidade o impeça de sair porta fora".

Helena Garrido escreve sobre "os riscos dos erros e incompetências na governação": "A primeira década do século XXI foi para Portugal rica em ilusões que se traduziram numa pesada factura. Resta-nos esperar que estes últimos dois anos não estejam a agravar a conta já muito elevada".

Paulo Tunhas escreve sobre "o mundo aos pedaços":"Ninguém se incomoda com a esquerda se considerar dona do país e agir em conformidade com esse título de proveniência duvidosa, procurando abafar tudo o que represente independência e contra-poder".


Os nossos Especiais
Novos documentos do processo BPN/Dias Loureiro revelam mais indícios que levaram o Ministério Público a investigar o ex-ministro de Cavaco Silva. O Luís Rosa conta uma longa história que inclui dinheiro vivo, offshores, um líbio e até um colaborador de Trump.


Notícias surpreendentes

Hoje estreia "Fátima", de João Canijo, e Eurico de Barros dá-lhe cinco estrelas"Vai ocupar um lugar especial, pelo método de elaboração e pelo ponto de vista, pela ponta inédita em que pega e pela qualidade dramática, pelo peso de verismo e pela isenção de parti pris e de julgamento, na filmografia nacional dedicada ao fenómeno fatimista".

Há mais dois filmes para ver esta semana: “O Círculo”, com Emma Watson, é um "thriller" sobre a a ameaça de totalitarismo digital de uma mega-empresa que é uma espécie de Microsoft, Facebook, Google e Yahoo concentradas; “Guardiões da Galáxia, Vol. 2” traz mais "aventuras gozonas" no cosmos.

O Out Jazz está quase a regressar aos jardins e praças de Lisboa. O cartaz completo está aqui.

O Barca Velha 2008 recebeu uma distinção inédita da Wine Enthusiast. A revista deu-lhe 100 pontos em 100 possíveis. Leia a história deste vinho mítico. 

O arquiteto I. M. Pei fez ontem 100 anos e nós lembramos as suas 13 obras mais emblemáticas, da Pirâmide do Louvre ao Museu de Arte Islâmica do Qatar.

Antes de acabar, fique com três quebra-cabeças sugerido por um mágico britânico. Veja lá se os consegue resolver.

Conseguiu? Parabéns. Comece então bem o dia e vá passando por aqui, onde tem todas as notícias.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário