terça-feira, 20 de junho de 2017

360º - Uma busca com final feliz em Pedrógão Grande e muitas outras histórias da tragédia; as acusações contra Hermínio Loureiro; e o Real e Ronaldo

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia...
... a manhã continua marcada pela calamidade em Pedrógão Grande. Ainda há neste momento sete frentes do incêndio activo, que é o maior de sempre em Portugal, tendo já consumido 30 mil hectares de floresta (são 30 mil campos de futebol, 30 mil!). Mas a Proteção Civil acredita que o fogo possa estar controlado em 24horas. Já estamos em liveblog a acompanhar mais um dia de uma das maiores tragédias em Portugal.

Ontem à noite o balanço de mortos subiu para 64, entre eles um cidadão francês e um bombeiro herói: Gonçalo Conceição ficou gravemente ferido depois de ter tentado salvar uma família encarcerada num carro na estrada da morte. O dia ficou registado aqui e este é o resumo do que se sabe e o que ainda falta saber.

As histórias vividas no terror das chamas não páram de chegar. Ficam os destaques da cobertura do Observador.

(O Observador está no terreno com os jornalistas Miguel Santos Carrapatoso, Tiago Palma e João Francisco Gomes e os repórteres de imagem e vídeo João Porfírio, Júlio Lobo Pimentel e Henriques Casinhas, apoiados por toda a redacção, a quem deixo uma palavra de apreço)
Da concorrência, destaque para a notícia de que O Plano Nacional contra Incêndios está na gaveta há quatro anos. Segundo o Público, o último relatório de monitorização foi feito em 2011/2012 e só vai ser tornado público... hoje.

E para as falhas do polémico sistema de comunicações SIRESP que, segundo o JN, pode mesmo ter comprometido o socorro.

E há uma foto que se tornou viral. O El Mundo e o El Paíscontam a história da imagem em que vê bombeiros exaustos a descansar num relvado.

O fogo mortal português é, aliás, tema dos editoriais doEl Español e também do El País: Espanha quer aprender com os nossos erros.

Outra informação 

Hermínio Loureiro foi detido por suspeitas de corrupção activa. O ex-presidente da Liga, ex-secretário de Estado do Desporto e vice-presidente da Federação, que tinha deixado a presidência da câmara de Oliveira de Azeméis no ano passado, é apontado pela PJ como autor de um esquema de manipulação de adjudicação de contratos públicos que terão beneficiado diversas empresas de construção de obras públicas. A Operação Ajuste Secreto deteve também o atual presidente da câmara oliveirense, Isidro Figueiredo, um funcionário camarário e de mais quatro empresários. A PJ apreendeu 15 imóveis, seis carros e congelou 6 milhões de euros em diversas contas bancárias. A distrital do PSD está a "refletir" sobre o caso.

Um militar português morreu no atentado terrorista num resort de luxo no Mali. Gil Fernando Paiva Benido, sargento-ajudante ao serviço da missão da União Europeia, estava de folga no local e foi morto depois do ataque dos rebeldes que fez outras vítimas e vários reféns. Foram detidas cinco pessoas.

O terror voltou a assustar também a Europa. Em Paris, um carro chocou com uma carrinha da polícia nos Campos Elísios, incendiando-se e matando o condutor: a polícia encontrou vários explosivos e armas e considerou o caso uma "tentativa de atentado". Este ataque aconteceu menos de 24 horas depois de em Londres, na madrugada, um homem ter atropelado várias pessoas em frente a uma mesquita, fazendo um um morto e vários feridos. Um herói, o imã, evitou mais mortes

Novos capítulos na polémica entre Ronaldo e o Real Madrid. Florentino Perez, presidente do clube, dá hoje várias entrevistas (à rádio Onda Cero e aos jornais Marca e ABC) onde muda o tom, ajustando-o às críticas de CR7, e diz que vai falar com Cristiano e que ele "é e vai continuar ser" jogador do Real. Há respostas directas ao que português terá dito a Zidane ao telefone: “Não volto, vou-me embora porque tratam-me como um deliquente”.

Florentino Perez confirmou ainda que Fábio Coentrão vai ser jogador do Sporting.

Ainda no futebol, Portugal joga hoje com a Espanha no Europeu sub-21. Quem ganhar assegura as meias-finais.

Passagem rápida pelo resto da atualidade:
O Brexit começou ontem a ser negociado com a primeira  concessão do Reino Unido à UE.

O estudante americano libertado pela Coreia do Norte morreu na sequência das lesões que trazia dos trabalhos forçados na prisão. Trump fala em "brutalidade".

Mais um caso de um drone que causou perigo a um voo comercial: voou sobre o Tejo ao lado de um Boeing da KLM que se preparava para aterrar em Lisboa.

Os alunos do 12º ano fizeram ontem o temido exame de PortuguêsAs correções e pontuações estão aqui. A greve dos professores marcada para amanhã mantém-se.

Os Nossos Especiais

Portugal volta a jogar quarta-feira na Taça das Confederações com a Rússia. Recupero por isso a entrevista do Rui Miguel Tovar a Paulo Barbosa, o empresário dos futebolistas russos que jogaram em Portugal, que conta as histórias de Iran, Kulkov, Mostovoi, Cherbakov e muitos outros.

A nossa opinião

  • Paulo Trigo Pereira escreve sobre reformas antecipadas, progressão nas carreiras e greve dos professores.
  • Paulo Sande escreve sobre o Armagedão dos incêndios, mas também sobre França e o Brexit.
  • João Carlos Espada escreve sobre "O Ocidente em questão". 
Notícias surpreendentes
Há mais dez exoplanetas que poderão albergar vida.A descoberta anunciada pela NASA foi feita pelo observatório Kepler, que encontrou novos 219 possíveis planetas.

Jay Z, o rei do hip hop, acabou de ser pai de gémeos (com Beyoncé). E regressa a 30 de junho com um novo álbum, 4:44.

Já há capas para o novo iPhone 8. E elas revelam como vai ser o próximo telemóvel da Apple.


Decisão certa é ler o Observador. Aqui encontrará as reportagens, notícias e histórias da tragédia de Pedrógão Grande. Mas também a restante atualidade

Boa terça-feira, feliz e produtiva 
 
7c12c9e4-c229-46e4-8a2d-bdf8107e82b5.png
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário