segunda-feira, 3 de julho de 2017

As leis justas obrigam em consciência

Imagem relacionada

«Por vezes são desprezadas as leis e prescrições sociais. Não poucos atrevem-se a eximir-se, com várias fraudes e enganos, aos impostos e outras obrigações sociais. Outros desprezam certas normas da vida social, como por exemplo as estabelecidas para defender a saúde ou para regularizar o trânsito de veículos, sem repararem que esse seu descuido põe em perigo a vida própria e alheia» (G.S.30).

Estas duas pericopas quase resumem todo o programa de educação social e cívica. Em vez do comentário, recomendo segunda ou terceira leitura com meditação ou diálogo e consequentemente a prática , em conformidade constante.

«O dever de justiça e caridade cumpre-se cada vez mais com a contribuição de todos a favor do bem comum, segundo as próprias possibilidades de cada qual e as necessidades dos outros, promovendo instituições públicas ou privadas e ajudando as que servem para melhorar as condições de vida dos homens» G.S. nº. 30).

Não apenas em teoria ou de maneira especulativa. Com verdade e coerência. Harmonizando o ser e o agir com o pensar e o falar.

Fonte: O Homem na Sociedade
Autor: Ferreira E. Silva
Págª. 51 

Nenhum comentário:

Postar um comentário