Joaquim Lourenço consegue juntar à sua volta uma candidatura onde mais de 80% dos candidatos são independentes sem ligação a nenhum partido.
Nas palavras do candidato Abraçar Lousa, Joaquim Lourenço, “este fenómeno é um sinal claro que esta candidatura foi muito mais longe do que o âmbito normal do PSD. Conseguimos reunir uma equipa que não liga a partidos. Quer saber das pessoas. E isso é a essência deste projecto.”
Os casos mais extremos verificam-se nas lista Abraçar Lousã às juntas de freguesia de Foz de Arouce e Casal de Ermio e na de Serpins, onde a totalidade das listas são compostas por independentes.
“A forma como estamos a ser recebidas e a forma como conseguimos fechar as várias listas são um sinal de que tomamos uma boa decisão. Esta abertura à sociedade civil é claramente uma mais valia pois acrescenta-nos valor enquanto candidatura e dá-nos uma força força crescente para as próximas semanas.” Acrescentou ainda Joaquim Lourenço, candidato à Câmara Municipal da Lousã, pelo PSD.
Como facto curioso realçamos ainda o facto de na lista do PSD à Câmara Municipal da Lousã, Abraçar Lousa, ter um candidato a vereador com 97 anos. É provavelmente o mais velho candidato nestas eleições autárquicas do pais sendo seguramente um dos com mais idade.
Gândaras: 75% independentes;
Serpins: 100% independentes;
Foz de Arouce e Casal de Ermio:  100% independentes;
Lousã e Vilarinho: 75% independentes;
Assembleia Municipal: 72% independentes;
Câmara: 40% independentes.