domingo, 14 de janeiro de 2018

Tondela: Oito mortos e 34 feridos, adolescente transportada para Lisboa

Três meses depois, o concelho de Tondela voltou a ser assaltado pela tragédia. A explosão de uma caldeira de aquecimento, durante um evento recreativo, causou a morte a, pelo menos, oito pessoas, deixando 34 feridos.
Tondela: Oito mortos e 34 feridos, adolescente transportada para Lisboa
Por volta das 21h deste sábado, as cerca de 60 pessoas que se encontravam dentro do centro recreativo de Vila Nova da Rainha, no concelho de Tondela, foram surpreendidas pela explosão de uma caldeira de aquecimento. Pelo menos oito morreram e 34 ficaram feridas, de acordo com o último balanço dado pelas autoridades.
Os feridos foram distribuídos entre o Hospital de Tondela, Hospital de Viseu e o Hospital de Coimbra, com alguns deles - os mais graves - a serem transportados de helicóptero para unidades de saúde do Porto e de Lisboa. Entre eles está uma adolescente de 15 anos de idade que será transportada para um hospital de Lisboa devido à gravidade dos seus ferimentos, confirmou o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo.
O oficial de operações da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) Paulo Santos indicou que o alerta foi dado às 20h51 e pelas 21h50 o fogo foi dado como extinto, mas a rapidez de propagação das chamas precipitou o elevado número de feridos e de vítimas mortais.
O presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus, indicou, durante a noite, que se tratava “quase de uma situação de catástrofe”. Estiveram mobilizados para o local cerca de 170 operacionais e três helicópteros do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM). 
O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social ativou, ao final da noite, a Linha Nacional de Emergência Social através do número gratuito 144.
“Mal acabamos de nos reerguer de uma [tragédia], parece que estamos noutra”
Conforme explicou aos jornalistas o presidente da Câmara de Tondela, a explosão “causou uma forte ignição no teto falso da estrutura”, que ardeu de forma muito acelerada, causando uma grande concentração de monóxido de carbono e consequentes "danos nas vias respiratórias" das pessoas presentes. O autarca referiu que as pessoas poderão ter ficado desorientadas e algumas “terão logo perdido os sentidos”.
Quando questionado sobre uma possível falta de condições na associação recreativa de Vila Nova da Rainha, onde decorria um torneio de sueca, José António Jesus sublinhou que ainda iriam decorrer investigações para apurar as causas do incidente mas reforçou que o facto de estarem “seis dezenas de pessoas” confinadas num espaço que começou a arder rapidamente deverá ter contribuído para o tráfico desfecho.
José António Jesus indicou, ainda, que se acredita que as vítimas mortais sejam “de idade adulta”, afastando a hipótese de se encontrarem menores entre as mesmas. No entanto, deixou claro que as suas identidades ainda estão a ser apuradas. Tratar-se-ão, maioritariamente, de habitantes locais.
“Mal acabamos de nos reerguer de uma [tragédia], parece que estamos noutra”, lamentou o autarca, referindo-se aos incêndios de outubro, que também afetaram aquele concelho. O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, anotou o mesmo sentimento: "Temos que ter a capacidade de darmos o apoio necessário para conseguir ultrapassar também esta fase de luto".
Os ministérios da Administração Interna, da Saúde e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social accionaram "todos os meios" previstos para um incidente do género, chegando os primeiros operacionais ao local em dez minutos. Foi disponibilizado de imediato apoio psicológico aos feridos e familiares das vítimas.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, desloca-se hoje ao final da manhã a Vila Nova da Rainha. O "chefe de Estado deslocar-se-á ao local no domingo ao fim da manhã, depois de terminada a fase crítica da operação de socorro", lê-se numa mensagem na página oficial da Presidência da República.
Fonte: Noticiasaominuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário