sexta-feira, 9 de março de 2018

Justiça e caos social

João António Pagliosa
Entre algumas coisas que me decepcionam aqui no Brasil, está o sistema judiciário e a lei penal. 
Entendo que jamais haverá democracia plena e jamais haverá paz social, se a lei não for aplicada com rigor a todos aqueles que aviltam as regras estabelecidas, e infringem a lei. Para haver lei e ordem precisa haver uma polícia preparada, bem armada, bem remunerada e respeitada pela população.
Porém, há excrecências homéricas criadas pelos homens que legislam, e cito o foro privilegiado como uma verdadeira estupidez cósmica. Quem pode suportar tamanha imbecilidade se a Constituição diz que somos todos iguais perante a lei?
Nos últimos tempos tenho observado a imoralidade em que se transformou a justiça brasileira. Tenho observado a soberba e a profunda ufania que reverbera na mente de ampla gama de juízes que lotam nossos tribunais. Muitos se consideram deuses e portanto, infalíveis. Muitos são nefelibáticos... Parecem não viver um mundo real...
Gilmar Mendes teve a pachorra de dizer recentemente: "A Constituição sou eu!" Você, prezado leitor, consegue entender isso? Pois para este escriba é impossível aquilatar tamanha insanidade...
Sepúlveda Pertence teve a infeliz ideia de tentar livrar Lula da cadeia. Movido pelo amor aos milhões de reais embolsados, ele deve ter imaginado: Que se dane a justiça... 
E, perdeu de goleada!
O decano Celso de Mello procura e não encontra nenhuma maneira de livrar Lula das mãos de Sergio Moro. Porque um juiz nessa idade, comete uma loucura dessas com todas as provas contra o maior mentiroso da história do Brasil? Provas que são robustas e que são incontestáveis... Por que um juiz que estudou tanto, tenta desesperadamente burlar a lei?
Falar do Lewandovski e do Toffoli é perda de tempo. Não consigo sequer imagina-los como juízes... Para a função, falta-lhes tudo.
Quanto a Fachin, parece que agora acertou o prumo,e decidiu a favor dos anseios do povo brasileiro que deseja fazer valer a lei.
E a presidente do STF, Carmem Lúcia segue firme na decisão de não ceder aos apelos dos lacaios a serviço do garanhão de Garanhuns. Parabéns, não se deixe dobrar pelos iníquos e não carregue o peso do opróbrio. A integridade é salutar para o corpo e para a mente.
Sei que há e haverão excelentes juízes a serviço da população que os remunera regiamente. Não obstante, observamos alguns comportamentos que parece estarmos vivendo um pesadelo absurdo e interminável, e vivemos uma caos social porque a corrupção tomou conta de nossa sociedade.
Assim, faço um apelo a todos os defensores do direito, da lei e da ordem: "Não ridicularizem a nossa justiça. Precisamos ordem para alcançarmos progresso. Sem ordem viveremos eterno caos social, e seremos reféns dos vigaristas que abundam por aí. Honrem os seus diplomas e os seus juramentos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário