sexta-feira, 9 de março de 2018

Quanto tempo tem Rui Rio? E Marcelo, fará o quê?

P
 
 
Enquanto Dormia
 
David Dinis, Director
 
Bom dia! 
Já sabe a surpresa? 

Kim convidou Trump para um encontro, Trump aceitou. Segundo a CNN, o líder norte-coreano disponibilizou-se para suspender os testes nucleares, mas não há indicações de que aconteça o mesmo aos exercícios militares conjuntos entre os EUA e a Coreia do Sul, que Pyongyang vê como uma "provocação". O encontro deve acontecer em Maio. E as sanções à Coreia continuam de pé até lá.
As novas tarifas às importações começam em 15 dias. O Presidente americano assinou a legislação esta noite, deixando "para já" de fora o Canadá e o México destas taxas aduaneiras. Como os "países aliados" podem negociar isenções, um a um, tudo parece destinado apenas à China, explica o The Guardian.
11 países da Ásia e Pacífico assinaram um acordo de comércio. Em contraciclo com a América, mas também sem a participação da China, a nova rota das Índias tenta beneficiar 500 milhões de pessoas, conta a BBC.
E, entretanto, Obama prepara-se para uma nova carreiraAs negociações estão a correr com a... Netflix, diz o New York Times.
Um chileno abriu as portas ao Sporting na Liga Europa. Freddy Montero não é a primeira opção de ataque do Sporting. Nem a segunda. Andará, provavelmente, entre o terceiro e o quarto lugar da hierarquia nesta sua segunda vida como jogador do Sporting. Mas ontem foi ele quem pôs o clube quase nos quartos-de-final da prova. Jorge Jesus diz que está feita 60% da eliminatória.

O que marca o dia

Esta história, na nossa mancheteRui Rio quer revisão constitucional para reforma da Justiça “a sério”. A ideia foi deixada numa reunião tensa com os deputados do PSD, que criticaram a estratégia de aproximação ao PS, que a Sofia Rodrigues nos conta com detalhes. E a Maria Lopes explica como, logo depois, no plenário, o novo PSD disse que quer o país a crescer mais, mas não apresentou propostas. É por isto, mas não só, que eu deixo uma pergunta singela no Editorial: quanto tempo tem Rui Rio? 
Os dois anos do Presidente, que hoje se cumprem com uma sondagem do Negócios que se vê sem surpresa: Marcelo é tão popular no CDS como no Bloco. Um balanço que leva a Leonete Botelho, agora, a uma pergunta diferente: resistirá Marcelo a interferir no PSD? Ontem à noite, na TSF, o socialista Silva Pereira já deixou um aviso: "Que resista à tentação de dar caneladas aos adversários", para evitar uma maioria do PS. 
O congresso do CDS, que começa amanhã e levou a Sofia a fazer uma antecipação dos temas em debate: do “não ao aborto” ao militante digital. Passando, claro, pela relação com o PS e PSD.
O Bloco Central já tem um acordo. E conduz a Uber a pagar até 2% do que cobra aos motoristas.
António Costa continua preocupado é com os incêndios. Ontem, o primeiro-ministro disse isto: "Estamos no meio de três furacões". Um deles deve ser este: a Protecção Civil está há 3 meses sem director dos meios aéreos, conta esta manhã a TSF.
Ontem, a notícia do dia foi a condenação de Pedro Diasa uma pena máxima pela morte de três pessoas. Hoje, a Mariana Oliveira acrescenta uma notícia: a maioria das indemnizações às vítimas não será paga.
E no caso do Benfica também há informação novaa PJ encontrou documentos em segredo de justiça no escritório de Paulo Gonçalves, disse ontem a SIC-Notícias; há mais duas toupeiras a ser investigadas, acrescenta o JN; e há uma escuta a provar um encontro entre um informador e o presidente do Benfica, anota o CM.
Já nos negócios, há um mercado de transferências abertoCarlos Tavares vai ser o chairman do Montepio, diz agora o Jornal Económico. E Eduardo Catroga vai trabalhar para a China Three Gorges, acrescenta o ECO.

Acrescentar um ponto 

1. Também com a Beyoncé o feminismo chegou mais longe? O feminismo está na moda — entrou em erupção. Mantém as reivindicações das últimas décadas, mas as mais jovens trazem novas formas de pensar o movimento. No rescaldo do Dia da Mulher mais forte de que temos memória, deixo-lhe este texto da Aline Flor, mas também o podcast Do Género, que ela coordena. O desta semana chama-se assim: “As raparigas já não querem saber das regras só para mulheres”.
2. No Twitter, a informação falsa viaja mais depressa do que a verdadeira. Cientistas do Instituto de Tecnologia do Massachusetts analisaram informações partilhadas no Twitter. Perceberam que as informações falsas sobre política são as mais virulentas e que somos nós (e não os robôs da Internet) que temos um papel fulcral na propagação de rumores. A Teresa Serafim explica, só com factos.
3. Os neurónios não se formam ao longo de toda a vida. Uma equipa de cientistas sugere, num novo estudo divulgado na revista Nature, que o processo de formação de novos neurónios no cérebro diminui durante a infância e é indetectável em adultos, contrariando a tese de que ocorre ao longo de toda a vida. Assim, sendo é com isto que contamos.
4. A inteligência artificial da Microsoft aprendeu a ouvir. A Zo passa horas a fio nas redes sociais a falar com pessoas de todo o mundo. Foi criada pela Microsoft como um “cérebro adolescente” artificial, com o propósito de simplesmente conversar com humanos. “Acima de tudo, cria a sensação de que se está a ser ouvido”, explica Ying Wang, a responsável pelo desenvolvimento daquele programa de inteligência artificial. É capaz de falar, de identificar as emoções de quem está do outro lado e de puxar utilizadores tímidos para o centro das conversas de grupo. A Karla Pequenino esteve na sede da empresa, a ouvir tudo para nos deixar esta reportagem. E descobriu que Campus da Microsoft é uma mini-cidade.

A agenda de hoje

Marcelo vai dar uma aula ao Laranjeiro, em Almada, no dia em que cumpre dois anos de mandato. Rui Rio apresenta um livro em Braga, sobre o Minho e a União Europeia. E António Costa celebra o 3.º aniversário da Acção Socialista Digital - enquanto o ministro da Agricultura lança o plano de limpeza das florestas públicas. No Parlamento, o PCP provoca uma discussão, sobre um plano de emergência para o SNS.
Lá por fora, as coreias (do Norte e do Sul) marcham sem bandeira únicana abertura dos Parolímpicos. Enquanto o Japão deve começar a reverter a política monetária expansionista dos últimos anos, subindo os juros. Para domingo está marcado o fecho do Congresso da República Popular da China, com a oficialização do mandato sem limites do líder, assim com as legislativas em Cuba, que abrem um 'novo ciclo' no país. 
É tempo de me despedir, com encontro marcado para segunda-feira.
Que tenha uma boa sexta-feira e um belíssimo fim-de-semana.
Nós ficamos por aqui. Até já! 

No PÚBLICO acreditamos na importância da informação independente. Trabalhamos todos os dias, a todas as horas, para entregar aos nossos leitores a informação diferenciada e a análise de qualidade feita pelos melhores profissionais.

Mas precisamos de si. Assine o PÚBLICO

Nenhum comentário:

Postar um comentário