quarta-feira, 2 de maio de 2018

Exposição de ilustração “Quatro mãos e muitas patas” na Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino


A Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino vai acolher entre os dias 5 de maio e 28 de julho a exposição de ilustração “Quatro mãos e muitas patas”, da autoria de Leni Van den Berg e Renata Bueno.

Segundo é referido acerca desta exposição: “Gatos são bichos estranhos. Longe de os podermos dizer amigáveis e fofos, como os cães, eles intrigam-nos. 
Gatos podem ser quase leões ou podem ser cordeiros. Gatos podem ser esqueléticos ou gordos... Gatos, não são só gatos!
Gatos carregam na pele, lisa ou malhada, farta ou descabelada, uma coleção de espantos. Arranham e ronronam. Miam e choram! Viajam na noite. Saem sem ser vistos de onde a gente julga que moram. Mas gatos nunca moram, estão de passagem. Gatos entram nas histórias de botas, mas é nos sapatos que choram. Gatos guardam medos, escuridão e muitos outros segredos." 

A inauguração da exposição “Quatro mãos e muitas patas” na Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino, em Torres Vedras, acontecerá no dia 5 de maio, pelas 16h.

Renata Bueno
Nascida em 1977, Renata Bueno é artista brasileira e vive no Alentejo.
Já participou em exposições coletivas e individuais no Brasil, Portugal, Holanda, Alemanha, França e Itália. Como autora e ilustradora publicou mais de 35 títulos pelas principais editoras brasileiras. Algumas das suas obras foram traduzidas em França, Espanha e Coreia. Em Portugal, tem o seu primeiro livro como ilustradora Aqui há Gato publicado pela editora Orfeu Negro.
Tem esculturas de grandes dimensões implantadas em parques de São Paulo, no Brasil, e tem desenvolvido projetos com outros artistas, o que se tem constituído como o expoente da sua produção.
Mais informação sobre esta autora pode ser consultada em: www.renatabueno.art.br.

Leni van den Berge
Nascida em Roterdão em 1949, Leni vive e trabalha em Midelburgo (Holanda).
O seu trabalho mistura desenho, colagem e pintura com muita liberdade poética.
Em 1992 iniciou o seu projeto ‘de roofprint pers’ desenvolvendo séries de livros em pequenas tira­gens, desenhos, instalações, objetos e exposições.
Mais informação sobre esta autora pode ser consultada em: www.deroofprintpers.nl/home.html.

Juntas, Renata e Leni fizeram uma exposição em Middelburg em 2016 e lançaram o livro Only cats?.

Nenhum comentário:

Postar um comentário