sábado, 28 de julho de 2018

Juntos contra o açúcar

Nova redução da gramagem dos pacotes de açúcar.
O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, preside à sessão de encerramento da cerimónia de assinatura de protocolo, no dia 19 de julho, entre a Direção-Geral da Saúde (DGS) e a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), que prevê a redução da gramagem dos pacotes individuais de açúcar das marcas da distribuição. O Subdiretor-Geral da Saúde, Diogo Cruz, também marcará presença no evento.A cerimónia terá lugar no restaurante do Pingo Doce de Telheiras, em Lisboa, piso 1, pelas 10h45.
Sobre o protocolo
O compromisso, válido por três anos, determina que, a partir de 31 de dezembro de 2019, deixem de ser produzidas doses individuais de açúcar que excedam os quatro gramas.
Este acordo vem reforçar e aprofundar um caminho já iniciado e tornar as metas mais ambiciosas, no âmbito da Estratégia Integrada para a Promoção da Alimentação Saudável (EIPAS).
Recorde-se que, em 2016, um compromisso de entendimento assinado entre o Ministério da Saúde e as associações representativas da indústria alimentar já havia estabelecido a redução do volume dos pacotes individuais de açúcar, de um máximo de oito gramas, para um limite de cinco a seis gramas.
Ainda no âmbito deste protocolo, a DGS e a APED comprometem-se a colaborar e a manter um diálogo na área da promoção de hábitos alimentares saudáveis.
Os hábitos alimentares inadequados são o fator de risco que mais contribui para o total de anos de vida saudável perdidos pela população portuguesa (19%) e um dos determinantes da doença crónica, que representa mais de 85% da carga de doença no sistema de saúde português.
Ciente desta realidade, o Ministério da Saúde tem vindo a apostar, com o apoio de vários parceiros, na promoção da alimentação saudável, numa estratégia que passa pela alteração da disponibilidade dos produtos à venda, pela reformulação dos produtos alimentares (redução de sal, açúcar e gorduras trans), pela tributação e pela literacia em saúde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário