sábado, 28 de julho de 2018

Literacia em Saúde

CHLC promove ação sobre o uso responsável dos medicamentos.
No âmbito do projeto «Literacia para a Segurança dos Cuidados de Saúde», o Centro Hospitalar de Lisboa Central (CHLC) convidou a iniciativa Geração Saudável Sénior, da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos, a realizar esta quarta-feira, dia 18 de julho, uma ação de consciencialização sobre o uso responsável e seguro dos medicamentos.
As atividades, que contam com a equipa de enfermagem e a equipa responsável pelos planos de segurança dos doentes do CHLC, vão decorrer na sala de espera das consultas externas do Hospital São José, até às 19 horas.
O CHLC é uma das nove instituições nomeadas pelo Ministério da Saúde para dinamizar o projeto piloto, a nível nacional, que pretende promover a literacia para a segurança dos cuidados de saúde junto do cidadão.
O CHLC convidou o Geração Saudável Sénior, que foi lançado a 20 de setembro de 2016, no âmbito da promoção e educação para a Saúde Pública, direcionado para a população sénior.
O Geração Saudável Sénior pretende contribuir para:
  • Promover a saúde na população sénior;
  • Estimular a adoção de práticas saudáveis;
  • Alertar para a ocorrência de possíveis patologias secundárias e dar a conhecer a importância da prevenção em saúde;
  • Integrar os diversos profissionais de saúde na promoção da adesão à terapêutica;
  • Uma população mais saudável a longo prazo, com principal ênfase na população com menor acesso a recursos em saúde.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), o número de cidadãos com mais de 65 anos residentes em Portugal já é superior a dois milhões, correspondendo a cerca de 19% da população.
Com o marcado envelhecimento da população, torna-se cada vez mais relevante consciencializar os cidadãos para a importância da promoção da saúde e prevenção da doença e o envelhecimento ativo e saudável da população.

Visite:

Centro Hospitalar de Lisboa Central  – Notícias
Geração Saudável Sénior – www.geracaosaudavel.org/gsenior

Nenhum comentário:

Postar um comentário