sábado, 28 de julho de 2018

Nova Ambulância do INEM em Castro Marim iniciou atividade

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), a Câmara Municipal de Castro Marim e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António realizam amanhã, dia 25 de julho, uma cerimónia que assinala a entrada em funcionamento de um novo Posto de Emergência Médica (PEM) do INEM no Azinhal, concelho de Castro Marim.
imagem do post do Nova Ambulância do INEM em Castro Marim iniciou atividade

Com a entrada em funcionamento desta nova Ambulância, o INEM atinge um marco histórico há muito ambicionado por todos os intervenientes do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM): todos os concelhos de Portugal continental passam a ter, pelo menos, uma Ambulância do INEM.

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António fica responsável por garantir 24/24 horas o funcionamento de uma Ambulância de Socorro do INEM, destinada a prestar cuidados de saúde pré-hospitalares à população e a reforçar a assistência médica a situações de acidente ou doença súbita. Com este novo PEM, que vai funcionar a partir do concelho de Castro Marim, no Algarve, o INEM capacita a totalidade dos concelhos de Portugal Continental com uma Ambulância do INEM.

Os PEM funcionam em Corpos de Bombeiros ou Delegações da Cruz Vermelha Portuguesa que têm protocolo com o INEM para dar resposta a emergências médicas pré-hospitalares. Para o efeito dispõem de uma ambulância de socorro do Instituto, disponível 24 horas por dia para atender aos pedidos de ajuda de quem liga 112.

Estas Ambulâncias são destinadas à estabilização e transporte de doentes que necessitem de assistência durante o transporte até às unidades de saúde. A tripulação – que será disponibilizada pelo Corpo de Bombeiros – e os equipamentos destas Ambulâncias permitem a aplicação de medidas de Suporte Básico de Vida. Estão também equipadas com Desfibrilhador Automático Externo, um importante recurso para a assistência a vítimas de paragem cardiorrespiratória.

Para melhorar as condições de operacionalidade do SIEM e reforçar a sua capacidade de resposta aos pedidos de ajuda recebidos através do Número Europeu de Emergência – 112, o INEM iniciou em julho de 2017 o processo que permitiu completar a Rede Nacional de Ambulâncias, investindo 850 mil euros para subsidiar a aquisição e o equipamento das Ambulâncias, a que se juntam cerca de 500 mil euros anuais para funcionamento dos 17 novos PEM entretanto criados. O INEM paga ainda um prémio de saída aos Corpos de Bombeiros por cada vez que estas Ambulâncias são acionadas para acudir a situações de emergência médica.

Através do Número Europeu de Emergência – 112, os cidadãos que se encontrem em Portugal Continental podem aceder a uma resposta na área da emergência médica que é de qualidade e que pode fazer a diferença em situações de acidente ou doença súbita. O INEM recorda que em caso de emergência médica os cidadãos devem ligar 112 e colaborar com os serviços de emergência, respondendo às questões que lhe são colocadas.

A cerimónia que assinala a entrada em funcionamento do novo Posto de Emergência Médica de Castro Marim tem lugar amanhã, dia 25 de julho, às 11h30, no Pavilhão Multiusos do Azinhal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário