sábado, 28 de julho de 2018

Cowboys que fazem açúcar e histórias de pó de talco ao longo do rio

P
Fugas
 
 
  Sandra Silva Costa  


Confesso que, quando começo a escrever estas linhas, nem sei para onde me virar. Temos tantas coisas boas para si que a tarefa de escolher é ingrata. Sigamos, então, sem qualquer ordem de preferência.
Pensando bem, se calhar começo pela sobremesa. Ou melhor, pelas coisas doces da vida. A Alexandra Prado Coelho andou pelo estado de Goiânia, no Brasil, e voltou com tantas histórias para contar que “ameaçou” escrever um livro. Tivemos que refreá-la, mas a verdade é que o livro já tem pelo menos três capítulos: este fala sobre as doceiras de Goiás que são também poetas e os cowboys que fazem açúcareste outro alude aos sabores que crescem no cerrado; e, por fim, este cheira e sabe a café. Bom apetite!

Também é pelo estômago que nos prendem as paisagens de Vimioso,no Nordeste Transmontano, mas a Amanda Ribeiro também ficou rendida aos burros mirandeses, aprendeu como se fazem escrinhos e ainda se refrescou nas termas. Entre quem é!

Jaime Montgomery, o protagonista da semana, convidou a Mara Gonçalves a entrar na sua carrinha-casa-bar para lhe explicar como será a sua vida nos próximos meses. E será mais ou menos assim: até ao final do ano, vai rolar pela Europa, visitando amigos, quintas e destilarias e bares de referência no mundo da mixologia. Pelo caminho, na carrinha amarela que adaptou ao ofício de bartender com o pai, vai servir cocktails inspirados pelos lugares onde passa, a troco de donativos. Saúde, Jaime!

Quem também continua na estrada, ao volante da sua autocaravana, é a Rute Barbedo, que, nesta época estival, percorre o Algarve sem GPS, sem Internet e sem auto-estradas. A escala de hoje é em Alcaria. E tem histórias de bigodes fartos.

A Alexandra Couto leva-nos ao Parque Urbano do Rio Ul, em São João da Madeira, que lança este sábado um programa de visitas guiadas a diferentes facetas do seu património, sob orientação de profissionais como biólogos e arquitectos paisagistas. As histórias que se vão contar envolvem manteiga e pó de talco.

Para o fim, fica mais uma sugestão da Mara Gonçalves: conhecer a nova Pousada Vila Óbidos, que, entre o casario e a muralha, promete um sono misericordioso. Bons sonhos!

Tinha ou não tinha razão quando dizia que o cardápio de hoje era apetitoso? Saboreie com calma. Para a semana há mais. Boas viagens!
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário