sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Hoje foi apresentado o projecto ‘Dar com saber, alimentar para viver’

Hoje foi apresentado o projecto ‘Dar com saber, alimentar para viver’
O Governo Regional apresentou, na Escola Agrícola da Madeira, o projecto ‘Dar com saber, alimentar para viver’.
Rita Andrade, secretária regional da Inclusão e Assuntos Sociais, disse que o Governo Regional está fortemente empenhado em dar estes passos em prol da saúde e do bem-estar, assim como da inclusão.
Uma iniciativa da Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais, através do Instituto de Segurança Social da Madeira, IP-RAM, construída sobre o tema ‘Melhor nutrição para mais fácil inclusão e bem-estar!’, que tem como público-alvo as famílias mais carenciadas a usufruir de apoio social via Rendimento Social de Inserção (RSI).
Esta actividade tem por objectivo aperfeiçoar a literacia da população em alimentação saudável, fomentando uma utilização mais assertiva dos recursos financeiros na aquisição e utilização dos alimentos.
O projecto insere-se na Estratégia Regional da Alimentação Saudável e Segura (ERPASS), sob a coordenação da Secretaria Regional da Saúde, e surgiu da necessidade sentida de vários sectores da comunidade cooperarem de forma transversal e concertada para um objectivo comum que é o de melhorar os indicadores de saúde e o bem-estar da população da Região Autónoma da Madeira.
No âmbito da ERPASS, lançada a 29 de Maio de 2017, foi proposto um conjunto de acções a serem desenvolvidas até 2020 pelas Secretarias Regionais da Saúde, Assuntos Sociais, Educação e Agricultura e Pescas, de forma isolada ou conjunta.
Para atingir os objectivos propostos, e em estreita colaboração com os parceiros da ERPASS, foi organizado um ciclo de sessões (duas por grupo), visando a abordagem dos seguintes temas:
• Alimentação Saudável a Baixo Custo - Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais e Secretaria Regional da Saúde;
• Comportamentos Alimentares Saudáveis - Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais e Secretaria Regional da Saúde;
• Culinária Saudável - Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais e Secretaria Regional da Saúde
• Uma horta num metro quadrado / Horta Biológica / Aromáticas e Condimentares / Produção de Rebentos / outro (Tema rotativo) - Secretaria Regional da Agricultura e Pescas.
O projecto inicia-se hoje, nos concelhos de São Vicente e do Porto Moniz, dia Internacional da Solidariedade.
Depois seguem-se os concelhos da Ponta de Sol em outubro deste ano, e o da Ribeira Brava no mês seguinte.
Até ao fim do ano estarão cobertos 1/3 dos concelhos da RAM, com a totalidade das famílias beneficiárias do RSI a serem convidadas a participar, nomeadamente o elemento do agregado familiar responsável pela aquisição e confecção alimentar.

Fonte: dnoticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário