domingo, 26 de agosto de 2018

LUSA !| Pelo menos 19 detidos em manifestação na Nicarágua, incluindo uma brasileira

Pelo menos 19 pessoas, entre as quais uma brasileira, foram detidas no sábado pela polícia nicaraguense quando iam para uma manifestação a favor da renúncia do presidente da Nicarágua, noticiou a agência Efe.

Resultado de imagem para Pelo menos 19 detidos em manifestação na Nicarágua, incluindo uma brasileira

De acordo com informações recolhidas pela agência noticiosa espanhola Efe, 16 estudantes universitários, a produtora de filmes brasileira Emilia Mello e os seus colegas nicaraguenses Arielka Juárez e Ronny Cajina foram detidos "arbitrariamente" pelas autoridades quando se deslocavam, no sábado, para a cidade de Granada, sudoeste da Nicarágua, onde centenas de pessoas se manifestavam contra o Presidente Daniel Ortega e sua mulher, a vice-presidente Rosario Murillo, e a favor da libertação dos presos políticos.

Em resposta à Efe, a Polícia Nacional da Nicarágua não confirmou esta denuncia.

Milhares de opositores do presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, manifestaram-se no sábado em várias cidades do país.

Em Granada, no sudoeste da Nicarágua, centenas de pessoas que se opõem ao governo, marcharam pelas ruas apesar da forte presença da força policial e de grupos de civis a serviço do governo para atacar violentamente os manifestantes, de acordo com uma declaração de um organizador desta manifestação.

Alguns manifestares empunhavam a bandeira da Costa Rica e uma faixa e uma faixa que dizia "Obrigado, irmãos" como um sinal de gratidão por este país vizinho ter acolhido milhares de nicaraguenses que fogem da crise e dos confrontos violentos desde 18 de abril passado, que, de acordo com grupos de defesa dos direitos humanos, já causaram mais de 400 mortos e mais de dois mil feridos.

Os protestos contra Ortega e sua mulher começaram devido a umas reformas falhadas na Segurança Social, escalando para a exigência de renúncia dos mandatos.

Ortega está há 11 anos seguidos no poder, enfrentando diversas acusações de abusos e corrupção.

DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário