quarta-feira, 3 de outubro de 2018

360º - Como Ricardo Salgado terá corrompido Manuel Pinho, “o avençado do GES/BES”, segundo o Ministério Público. Trump, a fortuna dos pais e o fisco

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Um vulcão entrou em erupção na mesma ilha que foi atingida por um tsunami na Indonésia. A coluna de fumo tem 6 quilómetros de altura.

Uma longuíssima investigação do New York Timesrevela que Donald Trump recebeu 413 milhões de dólares dos pais e ajudou-os a fugir ao fisco. O Presidente nega, mas o caso já está a ser investigado pelas autoridades.

Ontem à noite, num comício, Trump fez troça de Christine Blasey Ford, a primeira mulher a denunciar o juiz Kavanaugh, que espera confirmação para o Supremo. O Presidente disse ainda que “isto são pessoas maldosas que destroem a vida dos outros”. Veja o vídeo aqui.

O Benfica venceu o AEK por 3-2 na Liga dos Campeões.Na crónica do jogo, a Mariana Béu descreve o que aconteceu: "A equipa portuguesa entrou avassaladora, com dois golos em 15 minutos, mas Rúben Dias foi expulso e dificultou a tarefa. O AEK ainda empatou, mas o improvável Alfa Semedo resolveu e quebrou maldição da Champions".

O golo de Alfa Semedo valeu 2,7 milhões de euros. E, com ele, o médio pagou a sua transferência do Moreirense para o Benfica, que custou 2 milhões.

No resto da Champions, houve a seca de vitórias de Mourinho, um Bayern surpreendido e Lopetegui ajoelhado depois de ver o Real perder com o CSKA.


Mais informação importante

“Avençado do GES/BES.” É desta forma que o Ministério Público se refere ao ex-ministro da Economia Manuel Pinho. Segundo um documento a que o Observador teve acesso, os procuradores entendem que Ricardo Salgado terá corrompido Pinho com um pagamento de 5,8 milhões para que ele tomasse decisões a favor da EDP, desse luz verde para a compra de uma concessionária rodoviária e licenciamentos especiais para herdades. A notícia é do Luís Rosa.

As suspeitas constam do auto de interrogatório a Ricardo Salgado, que esteve ontem no Departamento Central de Investigação e Ação Penal. O ex-líder do BES não quis prestar declarações.

Vai mesmo existir um novo aumento extraordinário para as pensões. Esse aumento será até 10 euros e o custo para o orçamento rondará os 100 milhões.

Quanto ao salário mínimo, o ritmo de crescimento não será alterado, o que quer dizer que chegará ao fim da legislatura nos 600 euros. PCP e BE queriam mais, mas o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Pedro Nuno Santos, disse ontem que isso não vai acontecer. 

Depois de António Costa ter dito na TVI que não dava para "casar" com o PCP e o BE, os comunistas vieram concordar com o primeiro-ministroMas a culpa, garante João Oliveira, é dos socialistas, que "assumem posições muito recuadas relativamente àquilo que são as necessidades do país".

Ainda sobre a entrevista de António Costa à TVI: naquela hora e meia, o primeiro-ministro disse a verdade, mais ou menos ou mentiu? Fizemos um Fact Checkàs declarações mais importantes.

Quanto às negociações orçamentais, o PCP acredita que “a questão dos dez escalões de IRS não está fechada”. Em entrevista ao Observador, o comunista Paulo Sá conta como têm corrido as conversas com o Governo.

As famílias residentes em Lisboa e Porto vão passar a pagar no máximo dois passes para circularem nos transportes públicos. Assim, o valor não deverá passar os 80 euros. A notícia vem no CM e no JN.

O Serviço Nacional de Saúde precisa de mais 600 enfermeiros para sustentar a passagem às 35 horas. A estimativa é da bastonária da Ordem dos Enfermeiros.

O Estado já gastou mais de metade do valor do fundo de pensões da banca para pagar reformas. Em 2011, a transferência ajudou o Governo a cumprir as metas do défice, mas agora sobram os encargos. A notícia é do Público.

"Não me excluo do futuro do meu partido." A frase é de Miguel Pinto Luz, vice da câmara de Cascais, que, em entrevista ao Observador, garante que para já pretende ser um "soldado" de Rui Rio.

A Web Summit vai mesmo ficar em Lisboa por mais dez anosO anúncio oficial é feito hoje de manhã. Berlim, Madrid e Valência ficam para trás.

Hoje, Theresa May discursa no congresso do Partido Conservador. A primeira-ministra britânica está debaixo de fogo, mas, como explica a Cátia Bruno, o Brexit (ainda) não morreu.

Afinal, o que se passou em Las Vegas em 2009? A noite foi contada pela mulher que acusa Ronaldo de violaçãoà revista Der Spiegel, impulsionada pelo movimento #MeToo.


Os nossos Especiais

“Estávamos 12 anos à frente do nosso tempo.” Paulo Rosado disparou no sentido errado e refez estratégias múltiplas vezes. É CEO do unicórnio OutSystems, que recorre à inteligência artificial para desenvolver aplicações. Hoje chega a 52 países. E está em mais um episódio da rubrica em vídeo do Observador "O meu fracasso antes do meu sucesso".
 

A nossa Opinião

Eu escrevo "Marcelo, Cavaco e o silêncio de Bento XVI":"Marcelo gostava que Cavaco se retirasse para um mosteiro, como fez Bento XVI depois de deixar o seu cargo. Porque o ex-Presidente representa a direita que votou nele apenas porque não teve alternativa".

Maria João Marques escreve "Nuances sobre o bom selvagem": "Combater o racismo em Portugal é um bom objetivo, e se a História puder ajudar, tanto melhor. Mas que não se tornem os manuais no cliché estafado 'europeus maus, todos os outros anjinhos celestiais'".

Luís Aguiar-Conraria escreve “'Mulheres livres, Homens Livres': um excelente livro": "Na minha opinião, a insensibilidade de grande parte da esquerda (norte-americana) relativamente aos movimentos pró-vida é uma das responsáveis pela ascensão de Trump ao poder".

André Abrantes Amaral escreve "Como a direita se tornou anti-sistema": "O eleitorado de direita tornou-se anti-sistema e é por essa razão que tem sido ignorado pelo governo, por Marcelo e parte da imprensa".


Notícias surpreendentes

A Chanel transformou o Grand Palais numa praia. No último dia da Semana da Moda de Paris, as modelos molharam os pés enquanto caminhavam na areia, num desfile de que se vai falar durante muito tempo.

O site de lifestyle Goop, da atriz Gwyneth Paltrow, faz 10 anos. Nesta década, houve muitas, muitas polémicas.

O sambista Zeca Pagodinho brinda aos 35 anos de carreira nos Coliseus. Luís Freitas Branco explica a relação entre a música e "muita cerveja".

É o mistério dos carros estacionados da Tesla. São centenas de automóveis parados desde julho, mas ninguém sabe porquê. Elon Musk fala num "problema com as entregas", mas há quem especule se não será antes sintoma de problemas financeiros mais graves.

uso de lasers como ferramentas em miniatura foi distinguido com o Nobel da Física deste ano. Entre os premiados está Donna Strickland, a terceira mulher a ser premiada. Pôs fim a um ciclo de 55 anos sem que isso acontecesse. Hoje é anunciado o Nobel da Química

Já sabe que foi lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário