sexta-feira, 26 de outubro de 2018

360º - Tancos: o que já aconteceu e o que ainda vai acontecer. Polícias gritam "Invasão!" frente ao Parlamento

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
O caso Tancos está a ter desenvolvimentos rapidíssimos, em crescendo:
  1. Depois de o seu ex-chefe de gabinete ter garantido à Justiça que Azeredo Lopes conhecia o memorando onde se descrevia a farsa da recuperação das armas, o ex-ministro da Defesa mostrou disponibilidade para ser ouvido pelo Ministério Público;
  2. A pergunta seguinte foi imediata: se o ministro sabia, então o primeiro-ministro não saberia também?;
  3. O CDS acha que sim — por isso, acha que “parece imprescindível” chamar Costa ao inquérito parlamentar sobre o tema;
  4. Rui Rio também admite que "não é muito normal" Costa não saber, mas, mesmo assim, recusa ouvi-lo numa comissão de inquérito, por "respeito institucional";
  5. O PS não comenta quem sabia ou não do encobrimento mas diz que chamar um primeiro-ministro a uma comissão de inquérito “seria excecional” (só não refere que isso não seria novidade).
  6. Marcelo Rebelo de Sousa sentiu novamente necessidade de garantir que não soube de nada.

Com Tancos a atropelar a política desta forma, convém olhar para o caso com atenção: afinal, o que é que já aconteceu e o que é que ainda vai acontecer? A Rita Dinis, a Rita Tavares e a Sara Antunes de Oliveira juntam os pontos do mapa.

Hoje, há mais uma informação: as listas oficiais mandadas pela Procuradoria-Geral da República ao Parlamento confirmam que existe mais material de guerra ainda desaparecido. A notícia é avançada pelo DN.


Mais informação importante

Os polícias deram ontem novamente a sua versão sobre como deve decorrer um protesto de uma classe descontente: em frente ao Parlamento, gritaram “Invasão, invasão!”, derrubaram barreiras e andaram aos empurrões com unidades do corpo de intervenção. A tensão escalou mas a manifestação acabou por terminar sem danos.

Os trabalhadores da função pública estão hoje em grevepor aumentos salariais. Pode haver encerramento de escolas, cancelamentos em hospitais (mais de duas dezenas estão com uma adesão entre 60 e 100%) ou problemas em serviços municipais. Arménio Carlos anunciou esta manhã que se segue agora uma "grande manifestação nacional" a 15 de novembro.

A instrução da Operação Marquês só começa em JaneiroFoi essa a conclusão de uma reunião entre o juiz Ivo Rosa, o Ministério Público e os advogados do processo.

Para salvar a candidata, alguém tem que se demitir. Ontem, o director de campanha de Maria Begonha, que quer ser líder da JS, abandonou o cargo na sequência da polémica com as várias informações erradas sobre o currículo da candidata, que incluíam um mestrado nunca concluído. Maria Begonha mantém-se.

São largadas em passeios, impedem a passagem de pessoas e carros e circulam por onde não deviam. As trotinetes elétricas começam a atrapalhar em Lisboa. Veja as fotos e ouça as queixas.

A Web Summit está a chegar e, obviamente, vai afectar os preços do alojamento em Lisboa. Simulámos reservas em 131 hotéis e fomos ver onde é que os valores sobem.

O FBI está a investigar um centro de distribuição postal na Flórida por onde terão passado pelo menos algumas das 10 bombas artesanais enviadas a críticos de Trump.

É mais um caso #MeToo: a Google terá protegido o criador do Android depois de ele ser acusado de assédio sexual. Andy Rubin deixou a empresa mas recebeu, no total, 90 milhões de dólares.

O caso Khashoggi teve mais reviravoltas:

No Brasil, a diferença entre Bolsonaro e Haddad caiu 6 pontos percentuais na última sondagem. No dia em que se conheceram estes resultados, Bolsonaro disse acreditar que só será derrotado se houver uma "fraude" eleitoral.

O Sporting perdeu por 1-0 frente ao Arsenal na Liga Europa. Na crónica do jogo, o Bruno Roseiro escreve que "este é o estado atual do Sporting: grau de previsibilidade zero em relação ao que a equipa pode fazer, grau de previsibilidade de -10 em relação ao resultado".

Sobra ainda um momento por explicar: Luís Boa Morte, extremo formado em Alvalade que se transferiu em 1995 para o Arsenal sem ter jogado nos seniores do Sporting, ia ser homenageado ao intervalo — mas o momento acabou por não se realizar.


Os nossos Especiais

“Não é possível um retrocesso no combate à corrupção.” A convicção é de Amadeu Guerra, diretor do DCIAP. Em entrevista, fala sobre Joana Marques Vidal, sobre o seu futuro e sobre aquilo que deveria ser mudado para melhorar o trabalho do Ministério Público.

No "Conversas à Quinta" desta semana debate-se o tema que não sai das notícias: a morte de Jamal Khashoggi e o papel do príncipe que quer reformar a Arábia Saudita mas é um déspota que não olha a meios ou escrúpulos. José Manuel Fernandes, Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto analisam o caso.


A nossa Opinião

Rui Ramos escreve "As memórias de que a oligarquia não gosta": "Portugal não foi 'uma segunda Grécia'. Uns não fizeram nada por isso. Outros fizeram. Cavaco Silva não terá sido dos que fez menos. Tem todo o direito de o lembrar e nós temos a obrigação de o ouvir".

Filomena Martins escreve "Eles são todos génios e os outros todos parvos": "Para este Governo, entidades independentes e reguladoras existem apenas para fazer número, não para conferir números (ou escrutinar o que quer que seja)".


Notícias surpreendentes

“Red Dead Redemption 2” é o futuro dos videojogos. Os nossos críticos dão cinco estrelas ao que é provavelmente o maior jogo da sua geração.

Do México ao Japão, há sete restaurantes do Porto que servem o mundo à mesa. As nossas sugestões estão aqui.

O Halloween está aí a chegar e as máscaras têm que se inspirar nos looks mais marcantes do ano. É só escolher entre estes 11: Tokio, Serena Williams ou Bruno de Carvalho?

O que mudou nos vinhos alentejanos Tapada do Chaves? A Ana Cristina Marques explica.

A partir de hoje, as temperaturas vão descer até 10 graus, devido a uma massa de ar muito frio. Confira aquias temperaturas mínimas e máximas que vão estar no seu distrito.


Já sabe que foi lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário