segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

360º- 9 dúvidas e contradições no socorro ao helicóptero do INEM; a história da enfermeira Daniela e das outras 3 vítimas; mais detidos no caso Tancos

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... sobre a queda do helicóptero do INEM em Valongo, continuam muitas, mas mesmo muitas, dúvidas por esclarecer, apesar dos habituais inquéritos já abertos e da promessa de repor um novo aparelho ainda hoje. A Sara Antunes de Oliveira e a Sónia Simões encontraram pelo menos 9 dúvidas e contradições no socorro após o acidente.
Está em curso uma megaoperação da PJ para capturar todos os autores do roubo de armas de guerra de Tancos. Até ao momento já foram feitas oito detenções, entre elas a de um militar, avança a Sábado.

Se mora do outro lado do Tejo, prepare-se para alguns problemas esta tardeOs barcos da Transtejo e da Soflusa vão parar devido a plenários dos trabalhadores.
 

Outra informação relevante 
Apesar das polémica sobre a veracidade do seu currículo e de ter enfrentado pedidos de impugnação do congresso, Maria Begonha foi mesmo eleita líder da JS com 72% dos votos. Costa não esteve presente (desviado por uma solidária viagem de Natal às nossas tropas no Afeganistão), mas não faltou apoio à nova jota socialista. Pedro Nuno Santos garantiu que Begonha (a sua delfim) não mentiu e Carlos César até aproveitou para fazer campanha ao seu lado.

O director da CP que se opôs à medida que diz afectar a segurança dos passageiros foi demitido. José Pontes Correia, ex-diretor de material circulante, que alertou para os riscos de prolongar o ciclo de manutenção dos rodados das automotoras eléctricas em mais 300 mil quilómetros, foi exonerado no inicio do mês, conta o Público.

Ainda há 39 famílias desalojadas por causa dos incêndios de outubro do ano passadoA culpa de continuarem sem casa para passar o Natal é sobretudo da burocracia, segundo o JN.

Se se prepara para umas férias de neve na Serra, não conte com o tapete rolante da estância de esqui da EstrelaFoi construído ilegalmente em 2015 e tem de ser retirado porque foi chumbado pelo estudo de impacto ambiental, noticia a TSF.

Amanhã o Bloco vai apresentar a sua proposta para a venda de canábis para fins recreativos em lojas licenciadas. O projecto prevê, contudo, a proibição da comercialização do produto sintético ou com aditivos (nada de exageros). 

As portagens não pagas por estrangeiros vão ser mais fáceis de cobrarOs países da UE vão agir segundo as leis de cada país e esta nova regra facilita a troca de informações sobre as taxas por pagar, conta o Jornal de Negócios.

O Sporting conseguiu virar o jogo com o Nacional, em que chegou a estar a perder por 2-1, e acabou com uma goleada por 5-2. Manteve assim o segundo lugar do campeonato, porque, como escreve a Maria Fernandes na crónica, Keizer foi o mestre que soube ser aluno e ouviu os avisos, tornado assim os leões uma espécie de 'laranja mecânica' à sua imagem. 

Antes o Benfica tinha aumentado a série de jogos sem perder ao bater o Marítimo no Funchal com um penálti de Jonas, o avançado que tem 95% de eficácia nestes lances, e o "bailinho do costume", como lhe chama o Bruno Roseiro. Como o FC Porto e o Braga também venceram, continua tudo igual na frente da I Liga.


No Reino Unido, Theresa May recusou terminantemente convocar um segundo referendo ao Brexit. E criticou duramente Tony Blair por defender essa opção.

Subiram para cinco as vítimas mortais do ataque junto ao mercado de Natal de Estrasburgo. O pai do atacante confirmou que Chérif Chekatt defendia os ideais do Estado Islâsmico.

Ainda em França, a quinta manifestação dos 'coletes amarelos' perdeu força. Depois das muitas medidas anunciadas por Macron, houve metade dos manifestantes da última semana, 2200 nas ruas de Paris e 66 mil em todo o país

Já na Bélgica, as coisas foram mais complicadas. Milhares de participantes na "Marcha contra Marraquexe", organizada por movimentos de extrema-direita contra a migração, 'atacaram' a sede da Comissão Europeia em Bruxelas e tiveram de ser dispersados à força pela polícia.

O médium brasileiro dos famosos, acusado de abuso sexual entregou-se à políciaJoão Teixeira de Faria, conhecido como João de Deus, terá abusado de centenas de mulheres e vai cumprir prisão preventiva.

Este fim-de-semana a administração Trump perdeu mais um membroRyan Zinke vai deixar de ser secretário do Interior até final do ano, segundo um anúncio do próprio Presidente (no Twitter, claro). 


Os nossos Especiais
Depois do assassinato de Sidónio Pais, coube ao almirante Canto e Castro ocupar o cargo de Presidente da RepúblicaÉ sobre o homem que ocupou o cargo presidencial a 16 de dezembro de 1918 e apenas lá esteve durante dez meses o ensaio de Rui Ramos.

A nossa opinião
  • Alexandre Homem Cristo escreve "A verdade vem sempre ao de cima": "De mentira em mentira, Costa e a esquerda conseguiram ganhar tempo, gerir expectativas e comprar a paz. Agora, o discurso do governo está a esgotar-se à medida que o seu escrutínio se torna possível".
  • Luís Rosa escreve: "Porque razão os políticos têm medo da Justiça?": "Com a sua reforma judiciária pornográfica, Rio é uma espécie de idiota útil para todos os que vivem do enriquecimento ilícito à custa do interesse público sem que os tribunais e o MP os incomodem".
  • João Carlos Espada escreve "Livros para o Natal (II)": "Cinco sugestões de livros de autores nacionais para o Natal — mas não para a ‘época festiva’ ou para as ‘férias da estação’, como mandam as actuais directivas politicamente correctas".
  • Helena Matos escreve "Como é bela a vida num país sem populismo": "O PR comenta o descarrilamentos dos eléctricos. Os hospitais públicos recusam doentes. Saída para a crise? Adoptar uma coelha selvagem e também um ex-criador de vacas reconvertido energeticamente".
  • João Marques de Almeida escreve "O Reino Unido está mais próximo do segundo referendo":  "Se os Comuns chumbarem o acordo de May, o Reino Unido tem duas soluções: Brexit sem acordo, ou segundo referendo. Perante essa escolha, a maioria dos deputados votará a favor de um novo referendo".
  • Alberto Gonçalves escreve "E você, já adoptou um migrante?": "No fundo, o Pacto Global para a Migração acabará restrito a meia dúzia de países que recebem migrantes, 150 países que os exportam e o Vaticano, fechado às turbulências terrenas. A coisa promete".
  • P. Gonçalo Portocarrero de Almada escreve "Uma lança em África": "Neste tempo, em que muitos se orgulham do que os deveria envergonhar, também há quem se envergonhe das glórias da história de Portugal".
Notícias surpreendentes 
Morreu Colin Kroll, co-fundador da plataforma de vídeo Vine e da HQ Trivia. O empresário, de 35 anos, foi encontrado morto este domingo no seu apartamento em Nova Iorque. Há suspeitas de overdose.

Quando é que o amor se transforma apenas em companheirismo? À procura de respostas, a Ana Cristina Marques fez cinco perguntas a três especialistas para ajudar a entender o que acontece depois de a paixão passar.

A pop brasileira em 2018 foi marcada por vozes femininasLuiza Lian, Ava Rocha, Anelis Assumpção e Salma Jô explicam ao Luís Freitas Branco este ano pautado por mulheres, e porque é que isso pode não ser relevante.

A pouco mais de uma semana do Natal, o Observador continua a dar uma ajuda nas compras de última hora. O Manuel Pestana Machado reuniu as análises que fez a 18 smartphones este ano e dá-lhe as sugestões de acordo com o que procura. Já o Mauro Gonçalves continua a elaborar listas de presentes: agora seleccionou 55 ideias para eles, dos 3 aos mil euros.

Além de toda a informação do dia, o Observador tem uma nova revista Observador Lifestyle nas bancas que não pode perder. E não deixe de conhecer também o nosso programa de assinaturas, o Observador Premium


Boa segunda-feira e boa semana
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua João Saraiva, n. 7, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário