quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

360º - Entrevista: "Olhavam para a Mytaxi como se fôssemos perigosos". António Costa menos optimista na mensagem de Natal.

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Uma criança de 8 anos morreu depois de ter sido detida em conjunto com a família após terem atravessado ilegalmente a fronteira entre o México e os Estados Unidos. Esta é já a segunda morte de uma criança à guarda das autoridades da fronteira.

Depois da notícia, as autoridades americanas anunciaram que vão realizar novos exames médicos a todos os menores sob a sua custódia.

A necessidade de construir um muro para parar a emigração está a provocar um shutdown do governo americano e não há indicações de recuo. Numa conversa com jornalistas no dia de Natal, o Presidente americano insistiu: "O governo não vai reabrir até termos um muro".

Trump tem outra batalha: contra o banco central americano. O Presidente afirmou que a Reserva Federal é o maior problema da economia. O secretário de Estado do Tesouro está a tentar acalmar os mercados.

No dia de Natal, a batalha de Trump foi com o humor. O Presidente e a Primeira Dama passaram alguns momentos a atender o telefone a crianças de todo o país e Trump foi filmado a perguntar a um miúdo de 7 anos se “ainda acredita no Pai Natal”porque "nessa idade isso já não é comum".


Mais informação importante

Na sua mensagem de Natal, António Costa deixou por momentos de ser o "optimista irritante": concentrou-se no muito que há por fazer e alertou que “não nos podemos iludir com os números”. Segundo o primeiro-ministro, as duas prioridades do governo são a natalidade e o território.

Jogando sempre na antecipação, Marcelo também falou ontem, não precisando de esperar pelo tradicional discurso de Ano Novo do Presidente. Num texto enviado ao JN, avisou que o clima pré-eleitoral começou “muito cedo” e chamou a atenção para o facto de "continuar a existir um quinto dos portugueses" em risco de pobreza.

A seguir, depois de visitar o São João, no Porto, o Presidente garantiu que as obras na ala pediátrica do hospital vão arrancar antes do fim de 2019Disse Marcelo: "Estamos no começo de um processo e isso dá-me uma alegria particular porque estive aqui em 2010, quanto a causa estava no seu início, e estamos a entrar em 2019 e o ser possível agora em 2019 este passo em frente decisivo é uma razão de alegria para todos nós". De 2010 para 2019 passaram nove anos. Talvez "alegria" não seja a melhor palavra.

Mais uma greve na CP fez com que apenas circulassem 18% dos comboios previstos no dia de Natal. A paralisação acabou à meia-noite de hoje, mas ainda deve haver perturbações ao longo do dia.

O Ministério Público entregou uma errata de 15 páginas à acusação da Operação Marquês (que tem mais de quatro mil páginas). São meras rectificações de "lapsos" e já terão sido aceites pelo juiz, escreve o Público

O balanço de vítimas do tsunami na Indonésia já está em 429 mortos e 154 desaparecidos. A chuva tem dificultado os trabalhos das equipas de resgate. As autoridades querem a população longe da costa enquanto avaliam o risco de um novo tsunami.

Em Itália, sentiu-se esta madrugada um sismo de magnitude 4.8, na zona junto ao Etna. O vulcão está em atividade há dois dias.

O Japão vai retomar a caça comercial de baleias em julho de 2019. Mas o país garante que isso só acontecerá nas suas águas territoriais.

Bolsonaro é um "verme"? Uma "anta"? Ou estamos apenas perante uma "transição governamental"? O fotógrafo oficial do Presidente eleito do Brasil está no centro de uma polémica por causa das supostas mensagens subliminares dos enquadramentos das suas fotos.


Os nossos Especiais

“No início, a indústria do táxi olhava para nós como se fôssemos perigosos”. O presidente da Mytaxi, Eckart Diepenhorst, apresentou em Lisboa o novo projeto de trotinetes elétricas. Em entrevista ao Observador, diz que pondera dar capacetes grátis, fala sobre a "Lei Uber" e assegura: "Estamos aqui para ficar".

Duas efemérides que deram bons artigos no Observador:

A nossa Opinião

Maria João Avillez escreve "Camélias e Haydn. O Natal": "Nesses lugares menos poluídos pela azáfama, onde se dão as Boas Festas em nome próprio, andando a pé pelas ruas, numa troca de votos festiva porque há tanto de vagar quanto de sinceridade para isso".

Tiago Dores escreve "O colete amarelo é a nova mini-saia": "É verdade que a moda chegou tarde a Lisboa e os nossos coletes amarelos ainda fizeram parar o trânsito, mas qualquer mini-saia continua a provocar muito mais reboliço no tráfego da capital".

Maria João Marques escreve "Se não for pedir muito para 2019": "Podemos prometer violência – ou defender ideias que geram ressentimentos e divisões. Ou podemos exigir moderação e capacidade de consenso. Neste momento temos a responsabilidade de escolher".

André Abrantes Amaral escreve "Homo Deus?": "Não sendo nós mais que uma soma de algoritmos, tendo Deus morrido, o que resta então? Qual o sentido da vida? E se não somos livres, o espaço ideológico para os totalitarismos volta a estar em aberto".


Notícias surpreendentes

Foi um dos textos mais lidos no Observador na época de Natal. Em entrevista, Pedro Boucherie Mendes, diretor de Planeamento Estratégico da SIC, falou sobre o gosto e a ingratidão dos portugueses, sobre o serviço público e sobre o mau feitio no Ídolos: “Se tivesse 450 mil euros por episódio, faria melhor do que muita porcaria que há na Netflix”.

É uma estranha noção de timing. No dia em que se soube que será acusado de agressão sexual, Kevin Spacey decidiu publicar um vídeo onde aparece no papel de Frank Underwood. Num monólogo cheio de indiretas e segundos sentidos, garante: "Eu sei o que vocês querem".

Bono e The Edge, dos U2, tocaram pelos sem-abrigo na véspera de Natal. O evento de solidariedade aconteceu em Dublin, na Irlanda.

Depois dos rumores de desentendimentos, Kate Middleton e Meghan Markle surgiram lado a lado, a sorrirNa mensagem de Natal, a rainha fez uma graça sobre a agitada vida familiar, cheia de casamentos e nascimentos.

Teve um brinquedo novo no Natal? Então de certeza que quer saber quais são as melhores 21 apps para iPhone e Android. O Manuel Pestana Machado e o Edgar Caetano fizeram a lista indispensável.

Um filme revelado por uma associação de defesa de animais britânica mostra um cão, Snoop, a tentar seguir o carro do dono logo depois de ser abandonado.As autoridades estão a investigar o caso.
 

Já sabe que foi lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições.
E há outra novidade: a nova revista de Lifestyle do Observadorjá está nas bancas. 
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua João Saraiva, n. 7, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário