quinta-feira, 28 de março de 2019

OVAR | Circo ao Palco está de regresso ao Centro de Arte de Ovar Lähto, Argila e Otus são os espetáculos propostos


O Ciclo “Circo ao Palco” está de regresso ao Centro de Arte de Ovar esta sexta-feira, dias 29 de março, pelas 22 horas, com Lähtö, um espetáculo de circo contemporâneo da companhia finlandesa WHS.

A 26 de abril, há estreia absoluta com o espetáculo “Argila”, e a 10 de maio, a Companhia Oliveira e Bachtler apresenta “Otus”.

Lähtö é um espetáculo que cruza ilusionismo, novo circo, ilusões de ótica e dança, inspirando-se no trabalho das ilusões de palco dos mágicos do século XIX e decorre numa atmosfera misteriosa construída a partir de paisagens sonoras ribombantes e de projeções que criam ilusões e delírios, sendo difícil distinguir o que é real ou mera miragem.

Há um homem e uma mulher, com um relacionamento complicado. Confusos, permanecem no palco, rodeados por roupas. Sentimentos e pensamentos são exteriorizados pelo movimento dos seus corpos – e pelo movimento das roupas, que têm vida própria. Através da combinação de projeções cinematográficas e técnicas de magia de palco do século XIX, Kalle Nio cria mistério, desconforto e humor negro neste premiado espetáculo.

Com estreia absoluta em Ovar, o espetáculo Argila é uma coprodução do Teatro da Didascália e do Centro de Arte de Ovar.

Em Argila há um espaço amplo. Um pedaço de argila no centro.

Os intérpretes olham atentamente a matéria-prima. O que fazer com um pedaço de enorme de argila no meio do palco?

Qualquer tentativa de aproximação a este pedaço de argila irá provocar uma relação com ela. Qualquer toque irá transformar a forma deste pedaço de argila numa qualquer outra coisa que não voltará a recuperar a forma inicial.

No espetáculo de Oliveira e Bachtler, há dois seres que vivem num mundo abstrato, “Otus”. Um mundo que está enraizado na natureza humana. Aqui, existe uma perspetiva única, um novo sentido nas suas vidas, motivações, relacionamentos e hábitos. Utilizando o circo, o teatro físico, o movimento, o clown e a cenografia, “Otus” explora a tensão e a distância entre as personagens, os objetos e o mundo da madeira em que habitam. Pilhas precárias de tábuas de madeira cortadas, uma corda, uma mesa e um trapézio definem o espaço cénico, dominando-o de uma forma peculiar.

Imersos neste habitat e nas suas próprias particularidades, executam acrobacias, malabarismo, jogos de cordas e trapézio, e o seu mundo desenrola-se.

Oliveira & Bachtler acreditam que é através da exploração dos diversos “stage disciplines” que é possível encontrar a sua própria forma de se expressar artisticamente, com a ambição de criar algo único e com linguagem corporal multifacetada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário