sexta-feira, 12 de abril de 2019

Desporto | Jovens basquetebolistas realizam Estágio de Páscoa em Proença-a-Nova



A Associação de Basquetebol Albicastrense (ABA) e o Grupo Desportivo Alcochetense realizam um Estágio de Aperfeiçoamento e Técnica Individual em Proença-a-Nova até domingo, 14 de abril, aproveitando a maior disponibilidade dos 56 atletas, nos escalões mini 10, mini 12, sub 14 e sub 16, devido à pausa escolar das férias da Páscoa. “A ideia de vir para Proença-a-Nova foi devido às condições fabulosas que têm, com o pavilhão, a escola ao lado, o ginásio, o circuito de manutenção, a piscina e o facto de terem um campo no centro da vila, no Parque Urbano, também nos chamou à atenção”, referiu Gustavo Matos, presidente da ABA.

No caso dos atletas albicastrenses, o estágio iniciou-se na quarta-feira, 11 de abril, enquanto que os colegas de Alcochete só chegaram na tarde de quinta-feira. A iniciativa conjunta partiu de um primeiro convite para se realizar um jogo de treino entre as duas equipas, acabando na ideia de um estágio partilhado em que, para além do trabalho, haverá espaço para o convívio. “Muitas vezes os clubes não têm condições e disponibilidade humana para realizar estas ações”, acrescentou Gustavo Matos.

A parceria entre o Município e a Associação de Basquetebol Albicastrense vai alargar-se a outras iniciativas. “Nos dias 1 e 2 de junho, que inclui o Dia da Criança, vamos fazer um torneio promocional com várias equipas de Portugal e Espanha, onde pretendemos juntar cerca de 500 atletas. No dia 1 estamos a organizar também um torneio 3 por 3 no centro da vila”. No caso desta segunda competição, a mesma está aberta a pessoas de todas as idades, incluindo quem não tenha ligação a nenhum clube. Paralelamente, a ABA encontra-se a dar apoio à Escola Pedro da Fonseca, dando treinos semanais aos alunos interessados com o objetivo futuro de criar uma equipa para entrar nas competições distritais. “Dos onze concelhos do distrito, só em três há basquetebol”, afirma Gustavo Matos, pelo que considera importante divulgar a modalidade junto dos alunos que gostam de basquetebol e que não tinham essa opção a nível federado.


Sónia Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário