quarta-feira, 15 de maio de 2019

Coimbra | Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra acolhe a Final Nacional das Olimpíadas de Astronomia 2019


10 alunos, oriundos de escolas secundárias de Abrantes, Braga, Leiria, Lisboa, Mafra e Ponta Delgada, vão disputar a final nacional das Olimpíadas de Astronomia 2019, nos próximos dias 17 e 18 de maio, em Coimbra.
As provas - uma teórica e outra prática – têm lugar no Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra. O programa da competição, que inclui várias atividades científico-culturais, tem início às 15h30m de sexta-feira (dia 17 de maio). No sábado (18 de maio), os trabalhos decorrem entre as 10h e as 15h.
Estes 10 alunos foram apurados numa prova eliminatória à qual concorreram 76 estudantes de todo o país. Agora, a final nacional vai selecionar os 4 alunos que constituirão a equipa portuguesa que disputará as Olimpíadas Internacionais de Astronomia e Astrofísica que vão decorrer na Hungria entre 2 e 10 de agosto.
A preparação para a prova internacional acontecerá nos meses de junho e julho, ministrada por astrónomos profissionais.
Promovidas e organizadas pela Sociedade Portuguesa de Astronomia (SPA), as Olimpíadas de Astronomia têm como objetivo incentivar o interesse pela Astronomia; enriquecer os conhecimentos sobre Astronomia na população escolar; promover o contacto com a realidade da Astronomia profissional em Portugal e estimular a curiosidade e o pensamento científico.

Cristina Pinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário