sábado, 8 de junho de 2019

Proença-a-Nova | Terminou ano letivo 2018/2019 da Universidade Sénior



Os workshops semanais, com diversas temáticas, foram uma das novidades no ano letivo 2018/2019 da Universidade Sénior de Proença-a-Nova que terminou esta sexta-feira, 7 de junho. Com início em fevereiro, foram realizadas 13 sessões, dinamizadas por voluntários das áreas de educação física (treino funcional), arte (artesanato criativo, arte mehndi), alimentação saudável, plantas aromáticas e dança. A prevenção primária e secundária das demências foi o tema que encerrou, no dia 27 de maio, estes workshops que decorreram de forma paralela à atividade letiva e que contaram, no geral, com cerca de 200 participantes. Como forma de agradecimento aos voluntários, dos workshops e aos professores, e para encerrar o presente ano letivo, foi realizada uma visita a Vila Velha de Ródão que incluiu um passeio e almoço no Rio Tejo e uma visita ao Centro de Interpretação de Arte Rupestre, com a presença de 72 participantes. 

No âmbito das atividades das disciplinas anuais, 12 alunos de Química na Cozinha visitaram a 17 de maio, a Schreiber Foods, a antiga Danone, em Castelo branco. Na visita, acompanhada pela professora Maria do Céu Ferreira e técnicos da empresa, os alunos fizeram duas qualidades de iogurte (tipo grego e com pedaços de chocolate) e tiveram oportunidade de conhecer todas as etapas de produção de iogurtes, desde a recolha do leite ao seu processamento e embalamento. Também nesta disciplina, os alunos realizaram uma aula no Centro Ciência Viva da Floresta, utilizando os equipamentos deste espaço, onde observaram ao microscópio a célula epiderme da cebola. 

O projeto da Universidade Sénior de Proença-a-Nova, com polos em Proença-a-Nova e Sobreira Formosa, destina-se a pessoas com mais de 50 anos e pretende ser um espaço de partilha e de dinamização de atividades sociais, educacionais e culturais em ambiente informal. O ano letivo 2019/2020 arrancará em outubro e qualquer pessoa interessada pode realizar a sua inscrição no Gabinete de Ação Social da Câmara Municipal. Também os voluntários para dar aulas podem formalizar a sua disponibilidade no mesmo local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário