terça-feira, 23 de julho de 2019

Cantanhede | INOVA-EM investe na monitorização e renovação das redes de abastecimento de água



A INOVA - Empresa Municipal de Cantanhede viu aprovada a candidatura que submeteu ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), do Portugal 2020, tendo em vista a implementação de um conjunto de medidas destinadas a reduzir as perdas físicas no sistema de abastecimento de água do concelho de Cantanhede. O investimento elegível ascendo a 1.459.628,01 euros, a que corresponde uma comparticipação comunitária de 580.202,14 euros, e as ações a desenvolver compreendem a realização de estudos, a aquisição de equipamentos e tecnologia para medição e controlo, setorização da rede, controlo de pressões, pesquisa ativa de fugas e renovação de condutas. 

Trata-se de uma operação que tem como objetivos estratégicos desenvolver mecanismos de diagnóstico do sistema de abastecimento de água do concelho de Cantanhede e da sua sustentabilidade ambiental e infraestrutural, com incidência na avaliação do estado das infraestruturas, gestão das redes e medição de caudais, de modo a promover a melhoria contínua do desempenho dos indicadores relativos às perdas reais de água, falhas no abastecimento, ocorrência de avarias em condutas e adequação de pressão. 

Das ações a desencadear destaca-se a auditoria operacional aos equipamentos instalados nos órgãos da rede, a realização de estudos destinados à instalação de válvulas de seccionamento e descargas de fundo adicionais na conduta elevatória Fervença-Lemede e à remodelação das redes e ramais das Zonas de Medição e Controlo de Cordinhã, Pena, Cantanhede, Sanguinheira e Tocha bem como das adutoras Fervença - Tocha e Tocha – Praia da Tocha. 

A instalação de válvulas de seccionamento e de descarga para a conduta de Fervença-Lemede e de válvulas redutoras de pressão em todo o sistema de abastecimento de água do Concelho de Cantanhede faz parte das medidas a implementar, estando ainda prevista a instalação de medidores de caudal ultrassónicos e de um sistema de monitorização hidráulica e outro de inspeção vídeo, além de outros dispositivos de monitorização. 

Com aprovação desta candidatura, a INOVA-EM quer atingir em 2022 um indicador de perdas reais de água abaixo do 100 l/ ramal. dia, o que, pelos parâmetros do regulador nacional do setor, significará uma boa qualidade de serviço. O objetivo da empresa municipal de Cantanhede é consolidar a sua posição como entidade gestora de referência a nível nacional relativamente ao serviço público de abastecimento de água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário