sábado, 6 de julho de 2019

Pampilhosa da Serra com Bandeiras Azuis e Bandeiras “Praia Acessível – Praia Para Todos”





As Praias Fluviais do Concelho de Pampilhosa da Serra receberam oficialmente as Bandeiras Azuis e Bandeiras “Praia Acessível – Praia Para Todos”, numa cerimónia realizada durante o passado dia 03 de julho e que contou com a presença do Presidente do Município, dos Presidentes da Junta de Freguesia das respetivas áreas geográficas das praias e contou com a presença de diversas entidades oficiais convidadas. 

As praias têm vindo a ser regularmente distinguidas pelas entidades certificadoras, demonstrando a qualidade natural e paisagística do interior e evidenciando o esforço do Município na promoção e divulgação de um território de excelência. Para além das qualidades naturais que valem por si, durante a época balnear, os frequentadores das praias do Concelho têm à disposição um programa de atividades de educação ambiental. 

A Bandeira Azul, atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), é uma distinção que foi atribuída, em 2019, a apenas 35 praias fluviais a nível nacional e, onde o Concelho de Pampilhosa da Serra é o único a ter 4 praias fluviais com esta distinção. 

Assim, o périplo pelas quatro praias do concelho teve início na Praia Fluvial de Pampilhosa da Serra, onde foram hasteadas as bandeiras Azul da Europa e Acessível. 

A praia fluvial de Santa Luzia obteve pela sexta vez consecutiva o galardão de Praia Bandeira Azul, tendo ainda recebido a de Qualidade de Ouro 2019. 

Seguiu-se a Praia Fluvial de Janeiro de Baixo que merecidamente voltou a hastear este ano a Bandeira Azul. A cerimónia desenvolveu-se igualmente com a entrega da Bandeira “Praia Acessível – Praia Para Todos”. 

A atribuição das bandeiras terminou na belíssima Praia Fluvial de Pessegueiro que também se viu coroada pela sexta vez com a Bandeira Azul. A cerimonia terminou com a entrega da Bandeira “Praia Acessível – Praia Para Todos” e da Bandeira Qualidade de Ouro nesta mesma praia. 

O galardão Bandeira Azul da Europa é atribuído anualmente, pela Associação Bandeira Azul da Europa, às praias e portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utentes e de informação e sensibilização ambiente. O galardão Praia Acessível, praia para todos é um prémio do Instituto Nacional para a Reabilitação atribuído por intermédio da Agência Portuguesa do Ambiente às praias que reúnam as condições necessárias para as pessoas com mobilidade reduzida. E a bandeira Praias com Qualidade de Ouro 2019 é um galardão atribuído pela “Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza”, às praias do país cujas águas balneares apresentem melhores resultados em termos de qualidade. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário