terça-feira, 27 de agosto de 2019

Caldas da Rainha | Feira dos Frutos recebeu cerca de 100 mil visitantes na edição mais sustentável de sempre


No momento em que Rui Veloso, já no encore do último concerto da Feira dos Frutos 2019, cantava “Não Há Estrelas no Céu” começou a chover. Este momento considerado mágico por muitos dos presentes, fez ainda mais sentido ouvir a parte da canção que diz “A primavera da vida é bonita de viver / Tão depressa o sol brilha como a seguir está a chover”.
Antes deste concerto, a 25 de Agosto, teve lugar no espaço institucional a cerimónia de encerramento, durante a qual o presidente da Câmara, Tinta Ferreira, estava muito satisfeito com os resultados alcançados este ano com a Feira.
Um dos maiores motivos de contentamento foi o facto de se ter conseguido uma maior limpeza, principalmente porque os visitantes aderiram ao copo reutilizável e também não houve beatas no chão. Por outro lado, houve também mais fruta à venda e quem esteve presente estava satisfeito com as vendas conseguidas.
O edil caldense recordou que desde que se realizaram as primeiras edições da Feira da Fruta no Parque, nos finais dos anos 70, esta decorria também em Agosto e sempre com muito sucesso. Ao terem voltado a realizarem as feiras no Parque D. Carlos I, houve uma preocupação em conciliar a componente mais técnica com uma vertente mais de entretenimento.

Responsável pela organização, o vice-presidente da Câmara, Hugo Oliveira, realçou a feira tem vindo a melhorar de ano para o ano, não só ao nível da programação, mas, em especial, nas medidas ambientais que têm sido tomadas. O autarca referiu ainda em 2019 houve um grande aumento de stands de produtores de fruta.
No passado domingo, cerca de 12 mil pessoas entraram no recinto da feira, tendo sido a maior enchente dos 10 dias do evento em 2019. Ao longo dos 10 dias, passaram pelo Parque D. Carlos I cerca de 100 mil pessoas pelo recinto para assistir aos concertos, comprar fruta, comer nos diversos espaços e usufruir das várias ofertas de animação, num ambiente sempre cheio de alegria.

Na despedida, Rui Veloso demonstrou porque é um dos mais conceitos cantores nacionais. Dos fãs mais antigos aos mais recentes, uns ainda na “Primavera da vida”, foram milhares de pessoas que estiveram na última noite da Feira dos Frutos para ouvir Rui Veloso.
No final, era visível a satisfação de Rui Veloso com o público que entoou sempre as suas músicas e nem a chuva, que acabaria por não durar mais do que uns minutos, afastou as pessoas.
Na noite anterior, Raquel Tavares também foi muito bem recebida na Feira dos Frutos, na primeira vez que actuou nas Caldas da Rainha.
“Percebi logo que são um público muito fadista”, disse, entusiasmada pela forma como o público cantou com ela.
A artista avisou logo que não iria ser só um concerto de fado, mas também com outro género de músicas.
“Neste concerto mandam vocês, nem sequer tenho um alinhamento definido.
Vamos dar o que temos e o que não temos”, disse Raquel Tavares, que teve um público rendido à sua voz e às suas músicas.
Ao longo de toda a semana foram várias as ofertas musicais, num programa muito diversificada. Desde os espectáculos mais direccionados aos jovens, como Blaya e Wet Bed Gang, ao magnífico concerto da Banda Comércio e Indústria com Ana Bacalhau (vocalista dos Deolinda) e Júlia Valentim, a 19 de Agosto.
O maestro Adelino Mota preparou mais um concerto especial para a população caldense e todos os que quiseram estar presentes.
O concerto foi divido em duas partes: a primeira dedicada ao pop e ao rock, sendo a segunda abrilhantada por Ana Bacalhau, com temas portugueses. Foi sempre notória a cumplicidade entre os vários artistas.
Na noite de 20 de Agosto, o vocalista dos Black Mamba, Pedro Tatanka, esteve à Feira dos Frutos apresentar o seu projecto a solo, e acabou com um público rendido às suas músicas.
Muito comunicativo em palco, Tatanka fez também questão de estar com os seus fãs no final do espectáculo para dar autógrafos, conversar e vender o seu novo CD.
 No dia 22, João Pedro Pais protagonizou ontem um dos concertos mais intensos da edição deste ano da Feira dos Frutos. A entrega ao público foi total.
O músico fez questão de afirmar várias vezes que tudo aquilo só fazia sentido porque havia pessoas que o ouviam e sentiam com ele as suas músicas.

Prémios Frutos
A tarte de de maçã, da Frubaça, o Fofo de chocolate e limão com cobertura de frutos vermelhos, da Fofos da Rainha, e o Morango fresco, da Frescos da Vila, foram os vencedores da edição deste ano dos Prémios Frutos.
Destaque ainda para as menções honrosas para o fidalguinho (Maravilhas DA RUTTE Sophia), cerveja artesanal Cerveja Bordallo, Morango Fresco (Frutas Classe, S.A.), Tomate redondo (Gilma de Aguiar dos Santos), Mel crú de inverno multifloral (Prata de Mel).
A pêra rocha e maçã reineta do Pomar do Oeste recebem um certificado de participação.
No concurso "Sabores Frutos" da restauração o hambúrguer vegetariano servido em pão de beterraba com batata doce (Eusebio's Hamburgueria) foi o vencedor com uma menção honrosa. Fresh-no-meat-no fish apresentou o prato Beyond meat em bolo caco e o choco frito com batata frita tipo caseira, do Choco da Marisa receberam certificado de participação.
Esta iniciativa visa premiar o produto agroalimentar em fresco ou transformado, que esteja disponível no mercado, que se distinga pelas suas características sensoriais e de qualidade.
Tem de ser também um produto que promova hábitos alimentares e estilos de vida saudáveis, ou a sustentabilidade na cadeia de valor ou relevante dinâmica económica e empresarial.
Lançada no final de Julho, a tarte de maçã de Alcobaça da Frubaça (vendida em exclusivo nas lojas COPA) foi criada pelo chef Ricardo Raimundo, tem um recheio com cerca de um quilo de maçã, das variedades Golden e Granny Smith. Quem provou a tarte, quis sempre mais. A loja Copa na Feira dos Frutos também vendeu muita fruta (maçã e pêra) ao público em geral.
O Fofo de chocolate e limão com cobertura de frutos vermelhos da Fofos da Rainha foi inspirado na Feira dos Frutos e lançado este ano.
A Fofos da Rainha nasceu há cerca de quatro anos na Praça da Fruta e é um projecto que tem crescido de ano para ano, também sempre presente na Feira dos Frutos.
Desde Outubro de 2018 que apresentam-se numa roulotte e têm participado em vários eventos de “street food”, com grande sucesso.
O produto “morango fresco” (vendido em caixas de vários tamanhos ou num copo) da Frescos da Vila também mereceu o galardão máximo do júri.
A marca “Frescos da Vila” foi criada por uma pequena empresa familiar, que se iniciou com a produção de limões e depois expandiu-se para os morangos.
Como só produzem a variedade de morango Albion, apresentaram um produto que, embora não seja tão produtivo em termos de quantidade, tem melhores qualidades como a doçura, mais sabor e um cheiro muito agradável.
Na Feira dos Frutos só vendiam morangos que foram colhidos no próprio dia.

O evento mais limpo na área da Valorsul
Daniela Abreu, coordenadora do projecto Ecoeventos da Valorsul, considerou a Feira dos Frutos nas Caldas da Rainha o evento mais limpo em que estiveram durante este Verão.
Presentes em diversas nas festas e eventos dos 19 municípios (Grande Lisboa e Oeste) desde o início de Julho, as equipas ficaram surpreendidas com o que encontraram no Parque D. Carlos I.
“Não temos recolhido praticamente nenhum lixo no chão”, disse a responsável.
Para além da limpeza, ficaram muito agradados com a grande quantidade recipientes para o “lixo normal” e para o plástico ou papel.
Daniela Abreu elogiou ainda a implementação do copo reutilizável, tal como tem vindo a acontecer noutros grandes festivais.

Célia Marques
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário