quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Évora | Em reunião pública de 31 de Julho de 2019: Câmara de Évora aprovou voto de pesar pelo falecimento do seu Vice-Presidente

Um voto de pesar pelo recente falecimento do Vice-Presidente e Vereador da Câmara Municipal de Évora, João Rodrigues, foi proposto pelo Presidente, Carlos Pinto de Sá, e aprovado por unanimidade. Foi ainda cumprido um minuto de silêncio, proposto pelo Vereador António Costa da Silva (PSD).

O voto apresenta o seu percurso biográfico, salientando a sua “relevante actividade e participação política, social e cívica antes e depois da Revolução de Abril” e o desempenho de “vários cargos no movimento associativo e autárquico a nível local, regional e nacional”. Foi também destacado por todos o espírito incansável de trabalho do autarca, eleito pela CDU, a fidelidade aos seus ideais e a cordialidade sempre manifestada no trato com os outros.

Nesta reunião, tomou posse o novo Vereador, Alexandre Varela, o nome seguinte da lista da CDU, que até agora tinha ocupado o cargo de Chefe do Gabinete de Apoio à Presidência e Vereação. O Executivo deu as boas vindas ao novo eleito, expressando-lhe votos de sucesso e felicidade e mostrando igualmente disponibilidade para o trabalho conjunto, em prol da população e do Município.

Por seu turno, o Vereador Alexandre Varela agradeceu a todos, manifestando sentir-se honrado por assumir estas funções e recordou a verticalidade e forma de trabalhar de João Rodrigues como exemplo a seguir na vida e na conduta política.

Tomaram posse como membros do novo Conselho Municipal de Segurança de Évora os Presidentes das Freguesias de Nª Sª de Machede, Graça do Divor, Canaviais e União de Freguesias de S. Sebastião da Giesteira e Nª Sª da Boa-Fé.

No período antes da ordem do dia, O Presidente do Município deu ainda conta de uma reunião da Comissão Executiva que está realizar o trabalho de preparação de Évora a Capital Europeia da Cultura 2027 e dos próximos passos a concretizar. O Vereador Eduardo Luciano propôs uma saudação ao Eborae Mvsica e ao seu Coro Polifónico - que venceu recentemente o Concurso de Canto do VIII Festival Internacional de Coros e Orquestra de Florença (Itália) e obteve mais dois prémios – saudação que foi subscrita por todo o Executivo.

Anunciou também a inauguração da iluminação cénica do Aqueduto da Água da Prata, já no dia 6 de Agosto, e a participação na apresentação pública do Programa REVIVE, que abre o património ao investimento privado para o desenvolvimento de projetos turísticos, através da concessão da sua exploração por concurso público. O Convento Novo, em Évora, pertença da Segurança Social, está incluído neste programa. O autarca prestou ainda explicações sobre a resposta dada aos munícipes que reclamaram da presença massiva de garças-boieiras (carraceiros) numa zona da cidade, prejudicando moradores e a flora. A Câmara notificou os proprietários dos terrenos para a sua limpeza, tendo agora estes de solicitar a obtenção de licença junto do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas para a referida intervenção.

De entre os diversos assuntos trazidos à reunião pelos Vereadores, salienta-se a saudação pela realização em Évora do Campeonato de Xadrez e felicitação à equipa vencedora, oriunda de Montemor-o-Novo, por parte do Vereador António Costa da Silva (PSD). A Vereadora Elsa Teigão (PS) também felicitou a Universidade de Évora pela decisão de integrar o Consórcio de Escolas de Ciências Agrárias do Centro UNESCO para formar cientistas de Países de Língua Portuguesa e a saudou a recente decisão do Governo referente ao novo Hospital Central do Alentejo.

Nesta reunião, foi aprovado um conjunto de deliberações respeitantes a diversos serviços camarários, destacando-se, na área do Ordenamento e Reabilitação Urbana, a aprovação por unanimidade do Projecto de Execução da Requalificação do Sistema de Tratamento de Águas das Piscinas Municipais de Évora.

Foi também aceite por unanimidade - e expresso o agradecimento público camarário - a doação à autarquia de dois conjuntos de rolos de antigas máquinas de impressão, pela Sociedade Instrutiva Regional Eborense – Gráfica Eborense; e doação pela empresa SOMEFE – Sociedade de Metais e Fundição, de materiais para jogo de mobilidade sustentável “Serpente Papa Léguas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário