sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Proença-a-Nova | Fonte das Três Bicas alvo de obras de requalificação


A emblemática Fonte das Três Bicas em Proença-a-Nova está a ser alvo de obras de requalificação, uma intervenção que se mostrava há muito necessária, uma vez que a fonte na condição de acessibilidade existente, dificultava a sua fruição e mesmo a sua visibilidade. Assim, será renovada a imagem e toda a sua identidade. 

Localizada numa das zonas mais antigas da vila, os trabalhos a realizar vão reformular o espaço público existente com o objetivo de dotar esta zona de renovados pontos de interesse. “A intervenção na Fonte das Três Bicas é prioritária e oportuna, tanto mais que promove a ligação à estratégia de renovação urbana e à preservação da história da vila ligada a este local”, refere João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova. 

Em 1950 existia uma fonte com três bicas, que corriam para um tanque onde os animais bebiam água e para um outro tanque que servia de lavadouro. Anos depois, em 1955, foi remodelada e construído um lavadouro coberto. Por volta de 1981 este dito lavadouro foi alterado e de novo reconstruída a fonte. Este ano esta mesma fonte vê nova remodelação e, principalmente, passa a ficar visível e visitável a quem por ali passa, uma vez que os trabalhos irão contemplar a sua elevação de nível com o pavimento e a criação de uma zona de estar também ela reestruturada. 

Os trabalhos irão proceder à sua elevação ao nível do pavimento e a criação de uma zona de estar. Será construído um muro na continuidade do plano vertical da fonte para segurança dos utilizadores do espaço e será colocada uma latada para suporte de trepadeiras que servirá de sombreamento, sob a qual serão colocados bancos para estadia e contemplação da obra escultórica “Guardiã da Água” de Yola Vale que irá nascer na atual Fonte Luminosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário