sábado, 5 de outubro de 2019

COIMBRA · REGIÃO | ClimAgir “limpou” as praias da Região de Coimbra e já prepara o novo ano letivo

ClimAgir “limpou” as praias da Região de Coimbra e já prepara o novo ano letivo
O projeto ClimAgir, da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, promoveu uma ação pelas praias entre julho e setembro de 2019, percorrendo 13 Praias Fluviais e Costeiras da Região: Praia Fluvial da Cascalheira – Secarias (Município de Arganil), Praia Fluvial de Avô (Município de Oliveira do Hospital), Praia Fluvial Sra. da Graça (Município da Lousã), Praia Fluvial da Peneda (Município de Góis),  Piscinas da Fraga (Município de Vila Nova de Poiares), a Praia Fluvial de Palheiros e Zorro (Município de Coimbra), Praia Fluvial do Reconquinho (Município de Penacova), Praia da Torre do Relógio (Município de Figueira da Foz), Praia de Mira, Zona Balnear do Esteiro da Ereira (Município de Montemor-o-Velho), Praia da Tocha (Município de Cantanhede) e Praia da Pampilhosa da Serra.
Durante a ação praia, perto de 3000 veraneantes foram sensibilizados para a problemática que enfrentamos atualmente – as alterações climáticas – e foram muitos os que se associaram à ação para recolher lixo das praias, onde se destacaram beatas, cotonetes e plásticos diversos como palhinhas, copos e talheres. A Associação Bandeira Azul da Europa acompanhou estas ações, sensibilizando também para as questões deste lixo marinho que é encontrado nas praias: as origens, os impactos que terão ao nível ambiental e as formas de prevenção, de forma a evitar os mesmos.
O ClimAgir segue agora com a ação nas escolas, no ano letivo 2019/2020, e irá visitar várias turmas dos 19 municípios da Região de Coimbra, com um leque de atividades práticas sobre alterações climáticas.
Recorda-se que no ano letivo 2018/2019 o projeto percorreu 324 turmas, 6898 alunos desde o 1º CEB ao Ensino Secundário Profissional, com o objetivo de sensibilizar toda a comunidade escolar para as alterações climáticas e a adoção de bons comportamentos para com o ambiente.
NDC

Nenhum comentário:

Postar um comentário