sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Proença-a-Nova | Gastronomia em destaque na receção ao corpo docente


Os professores e educadores do concelho de Proença-a-Nova meteram, literalmente, a mão na massa na receção ao corpo docente deste ano, promovida pelo Município de Proença-a-Nova. Tigelada, queijo e pão foram as iguarias que aprenderam a fazer nos ateliers de gastronomia orientados pela Associação do Pergulho e Murteira, localidade escolhida para receber esta iniciativa, e pelo Centro Ciência Viva da Floresta. João Manso, vice-presidente da Câmara Municipal, deu as boas-vindas aos mais de 50 participantes, recordando que o objetivo destes encontros é apresentar algumas valências existentes no concelho que possam ser úteis nas aulas desenvolvidas pelos docentes. 

O papel do professor e da educação na formação das crianças e jovens foi reconhecido por João Lobo: “é também importante que os professores, alguns de passagem pelo nosso concelho, se sintam parte integrante do território, que o possam viver e experienciar”, explicou o presidente da Câmara Municipal, acrescentado que “o propósito da realização destes ateliers é proporcionar essa proximidade com a tradição e com a gastronomia de Proença-a-Nova”. Frisou também a parceria que tem sido desenvolvida ao longo do tempo com a escola e que, “naquelas que são as novas competências aceites pelo executivo, a relação de proximidade com o Agrupamento de Escolas será futuramente cada vez maior. Tem que haver essa articulação e uma estratégia que seja conjunta para alavancar a transmissão de conhecimentos, potenciando o desenvolvimento do concelho”. 

O diretor do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova, João Paulo Cunha, reforçou a importância do trabalho integrado que tem vindo a ser desenvolvido em conjunto com Câmara Municipal e “esta sessão serve como reconhecimento do trabalho que vamos desenvolvendo no dia-a-dia e para nós é gratificante vê-lo valorizado”. 

O Moinho de Vento, ícone da aldeia, foi o primeiro local de paragem onde puderam ver de perto o seu funcionamento, passando pela Oficina da Tigelada, instalada na antiga escola primária da aldeia, e terminou nas instalações da associação com um jantar. Este é o quinto ano consecutivo que o Município organiza a receção ao corpo docente do concelho, juntando professores do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova e educadores dos jardins de infância do Cortiço (Proença-a-Nova) e da Carochinha (Sobreira Formosa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário