sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Castelo de Porto de Mós em destaque na nova publicação da Centro Atlântico

O livro “Castelos - Maravilhas de Portugal / Castles – Wonders of Portugal”, da autoria de Libório Manuel Silva e Miguel Gomes Martins, foi apresentado na passada quinta-feira, 21 de novembro, no Museu dos Coches, em Lisboa e contou com a presença dos autores e do Major-General Aníbal Alves Flambó, que já colaborou várias vezes com o Município de Porto de Mós.

O Castelo de Porto de Mós esteve entre os vinte castelos portugueses selecionados para integrar a edição bilingue e foi, ainda, escolhido para ser a contracapa da publicação.

O Município de Porto de Mós terá disponível uma versão personalizada, com o Castelo e Porto de Mós na capa e uma introdução sobre o concelho.

Libório Manuel Silva, editor do Centro Atlântico, é autor de vários livros de arte, sendo especializado em fotografia de cultura e património. Miguel Gomes Martins, por seu turno, é doutor em História pela Universidade de Coimbra e também autor de vários livros, no mesmo campo.

"Este livro, com as belas imagens de Libório Manuel Silva e o texto informado e rigoroso de Miguel Gomes Martins (um especialista consagrado da arte militar medieval), constitui uma viagem pela história maravilhosa dos castelos medievais portugueses. Uma jornada de Bragança a Silves, passando por todas as outras regiões do país", pode ler-se no comunicado enviado pela Centro Atlântico, que indica que este já é o livro da Centro Atlântico com mais pré-encomendas de sempre.

A editora fala ainda na "presença muito marcante" dos castelos na paisagem portuguesa, descrevendo o compêndio como "uma viagem pela história maravilhosa dos 20 principais castelos medievais portugueses".

O livro conta com um prefácio de João Gouveia Monteiro, professor catedrático de História Militar e de História da Idade Média na Universidade de Coimbra.

A publicação desta edição conta, ainda, com a concretização de uma coleção de postais com os 20 Castelos Maravilhas de Portugal.


Patrícia Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário