terça-feira, 12 de novembro de 2019

Livros | Fernando Tordo: Não houve Geração mais Rica que a Nossa

Fernando Tordo, um dos maiores nomes da música de intervenção em Portugal, recorda, aos 71 anos, a sua carreira, a parceria com Ary dos Santos, a juventude, vivida entre acordes e revolução, a má vida dos cantores, os ídolos, as histórias de violas, os amigos, os mentores e os benéficos auto-exílios. Estas e outras histórias para ler numa conversa cheia de amizade com José Jorge Letria, publicada em livro. Em Fernando Tordo: Não houve geração mais rica que a nossa celebramos a vida e obra de um artista a quem muito devemos e que tem muito para nos contar.

No 19.º livro da colecção «O Fio da Memória», resultante da parceria entre a Guerra e Paz, Editores e a Sociedade Portuguesa de Autores, conheça a história de um dos maiores intérpretes e compositores da música portuguesa. No livro, revisite a vida e obra de Fernando Tordo, e a forma apaixonada como vive a música, desde a adolescência, com o ímpeto de um cavalo à solta. Recordações da juventude numa revolução que ajudou a fazer e a cimentar através da arte.

Conheça a história de amizade, camaradagem e choque com Ary dos Santos, poeta de Abril, com o qual protagonizou uma das parcerias mais ricas e profícuas da música. Uma relação que fez o músico recordar serões de explosão criativa, tão maluca quanto o passodoblismo da tourada, mas também a «laranja amarga e doce» da má vida dos cantores.

Um diálogo a não perder entre José Jorge Letria, que além de poeta e romancista, tem também um passado de violas, canções e revolução, e Fernando Tordo, uma lenda viva da canção em Portugal.

Um dos pioneiros da música de intervenção portuguesa, que, aos 71 anos, se prepara para dar um grande concerto no Teatro Nacional de São Carlos com a Orquestra Sinfónica Portuguesa, dirigida pelo maestro Jorge Costa Pinto. Uma celebração de meio século de canções que acontece esta sexta-feira, dia 16 de Novembro.

Fernando Tordo: Não houve geração mais rica que a nossa chega às livrarias de todo o país na próxima terça-feira, dia 19 de Novembro. O livro pode ainda ser adquirido através da loja online da Guerra e Paz, Editores.


Fernando Tordo: Não houve geração mais rica que a nossa
Diálogo com José Jorge Letria
Não-Ficção / Biografia
Colecção O Fio da Memória
176 páginas · 15x20 · 13,99 €
Nas livrarias a 19 de Novembro
Guerra e Paz, Editores

Nenhum comentário:

Postar um comentário