quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Manteigas no coração da fotografia de paisagem


O Município de Manteigas, organiza entre os próximos dias 22 a 24 de novembro, o VI Festival de Fotografia de Paisagem - IMAGINATURE 2019, com entrada gratuita. A edição deste ano, centrada na temática «As imagens (que) marcam o lugar», ficará assinalada pela Masterclass «Técnica e Visão por detrás da Viagem Etérea», do reconhecido fotógrafo francês Alexandre Deschaumes, pelo debate sob o mote «A Fotografia e os Lugares: promoção ou destruição?», e ainda por diversas apresentações que vão subir ao palco do evento através de um vasto e rico conjunto de oradores/fotógrafos.

Em pleno outono, esta é a época propícia para os amantes da fotografia e da natureza visitarem a região da Serra da Estrela, pintada de dourado. A iniciativa, que promove e valoriza o património paisagístico da região, atrai os amantes da fotografia de paisagem e conta com a presença de 11 oradores de referência, incluindo um destacado fotógrafo francês. Entre masterclass, palestras, passeio fotográfico, concurso de fotografia e demonstração de equipamento, esta é a oportunidade perfeita para trocar ideias e partilhar conhecimentos.

O evento deste ano conta com mais um dia de atividades em relação às edições anteriores, 22 de novembro (sexta-feira), dedicado à comunidade escolar, nomeadamente ao 3.º Ciclo, Secundário e Profissional, que prevê a realização de sessões sobre o tema «Explorar e Fotografar a Paisagem», bem como respetiva saída de campo, sob a orientação do Museu da Paisagem, cuja iniciativa se integra na Comemoração do Dia da Floresta Autóctone.

O VI Festival de Fotografia de Paisagem terá como fio condutor a temática «As imagens (que) marcam o lugar». A paisagem é uma criação social. Apenas existe quando cada um de nós a contempla, quando cada ser humano a aprecia, quando a sociedade a defende como sendo a sua casa e a sua identidade. A paisagem será sempre o lugar que habitamos.

Cada paisagem conta-nos algo sobre a nossa história cultural, sobre as nossas atitudes. Resultado da intervenção humana e da sua vontade de moldar e transformar o contexto natural de que também é parte intrínseca, a paisagem define a evolução do Homem.

Desde 1992 que as Nações Unidas reconhecem a relação do Homem com a paisagem natural como um fator de extrema importância para o futuro do nosso planeta, tendo criado o conceito de Paisagem Cultural, protegendo cada lugar classificado, ao mesmo tempo que o potencia como destino turístico de eleição.

A representação visual da paisagem sempre teve um contributo fundamental para que o ser humano criasse consciência da sua cultura e do elevado valor que o património natural e paisagístico tem para a sua própria sobrevivência. O património, entendido como a herança que trazemos do passado, vivemos no presente e entregamos às gerações futuras, é fonte insubstituível de vida e inspiração, uma referência seminal da nossa identidade.

A fotografia, veículo por excelência da representação visual, desde cedo abraçou a paisagem como um dos seus sujeitos preferidos. O fotógrafo de paisagem produz imagens que revelam mais do que a representação gráfica do lugar para onde aponta a sua objetiva. Cada vez que faz uma fotografia articula a memória subjetiva e cultural da sua paixão pela terra que pisa.

Ao mostrar a paisagem da forma mais efetiva que consegue contribui para a divulgação e a preservação dos lugares e da sua identidade, incitando à sua visita.

É este tema atual, que coloca o fotógrafo de paisagem no centro da divulgação da identidade dos lugares, que o IMAGINATURE pretende abordar na sua sexta edição.

Com inúmeras publicações, grupos de discussão, formações e atividades de lazer, a fotografia de paisagem é um dos estilos mais populares. Permite a criação de uma ligação ao meio natural, ajudando igualmente na sua promoção como destino turístico e na consciencialização da importância da preservação da natureza, uma tendência iniciada pelos grandes fotógrafos naturalistas do século passado.

Por tudo isto, a fotografia de paisagem tem um papel fundamental no meio que interessa potenciar num Festival como o IMAGINATURE.

Um leque multifacetado de fotógrafos, mas não só, apresenta diferentes abordagens à promoção da paisagem e à utilização da fotografia como meio privilegiado na difusão da identidade cultural dos lugares que habitamos e visitamos.

Das serras ao mar, da natureza intocada à paisagem das nossas cidades, seja na intimidade da terra que se abre debaixo dos nossos pés à mais grandiosa da sua representação, todas estas abordagens estarão presentes. Prometemos que vai ver a paisagem como nunca a viu, através das emoções e das razões de quem se deixa tocar por ela com uma câmara fotográfica na mão.


XXXIII Concurso Fotográfico de Manteigas | Fotógrafo de Paisagem do Ano
O IMAGINATURE acolhe, provavelmente, o mais antigo concurso de fotografia nacional de natureza, que este ano celebra 33 anos. A edição deste ano contou com cerca de uma centena e meia de participantes e recebidas próximo das 750 imagens. O Concurso Fotográfico de Manteigas irá reconhecer os fotógrafos que se destacaram nos seguintes temas: «Manteigas: Vale por Natureza», «Paisagens Naturais de Portugal» e «As imagens (que) marcam o lugar». A iniciativa vai distinguir o Fotógrafo de Paisagem do Ano.

IMAGINATURE 2019 - VI Festival de Fotografia de Paisagem
Local: Auditório Municipal de Manteigas | Rua 1.º de Maio | 6260-101 Manteigas, Portugal
Conteúdos: Masterclass, palestras, passeio fotográfico, concurso de fotografia e demonstração de equipamento.

Inscrição obrigatória até 21 de novembro.

Consulte o programa do Festival e todas as informações em




Nenhum comentário:

Postar um comentário