terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Reguengos de Monsaraz | PRESÉPIO COM FIGURAS EM TAMANHO REAL HÁ DUAS DÉCADAS NAS RUAS DE MONSARAZ

Presépio com figuras em tamanho real há duas décadas nas ruas de Monsaraz
O presépio com figuras em tamanho real vai celebrar duas décadas nas ruas de Monsaraz. A inauguração desta edição comemorativa do presépio decorreu no dia 1 de dezembro, às 15h, junto à Porta da Vila, com a atuação do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz.

Até ao dia 6 de janeiro, quem percorrer as ruas da vila medieval pode passear ao lado das figuras do presépio, como os Reis Magos, o pastor, os guardas do castelo, o oleiro, o almocreve, a lavadeira e a fiadeira, que se dirigem para junto da Virgem Maria, São José e o Menino Jesus, que estão colocados no Castelo. O presépio de rua de Monsaraz é um projeto concebido há 20 anos pela escultora Teresa Martins, que também vai estar presente na inauguração, e apresenta 46 figuras em tamanho real. As esculturas estão feitas em ferro e rede recobertas por panos impermeabilizados de cor crua, pintadas em tons pastel, rosa velho e lilases, têm as caras e as mãos feitas em cerâmica e estão iluminadas durante a noite.

A programação do Natal das Freguesias integra também a festa de Natal dos seniores da freguesia de Monsaraz, no dia 15 de dezembro, pelas 13h, no Centro Cultural da Barrada. A vila medieval vai receber no dia 21 de dezembro, às 17h, o tradicional Cante ao Menino, na Igreja de Nossa Senhora da Lagoa, com as participações do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, Grupo Coral As Margaridas de Peroguarda, Manuel Sérgio e José Farinha. O Cante de Reis, igualmente com a atuação do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, realiza-se no dia 5 de janeiro, a partir das 19h, pelas ruas da vila medieval.

Em Reguengos de Monsaraz, o Natal das Freguesias inclui no dia 8 de dezembro, às 13h, a festa de Natal dos seniores e reformados no Pavilhão Multiusos do Parque de Feiras e Exposições. O programa integra ainda espetáculos de magia para as crianças do ensino pré-escolar e do ensino básico da freguesia, nomeadamente, no dia 11 de dezembro na Caridade (às 10h30) e em Perolivas (14h), no dia 12 de dezembro no Jardim de infância de Reguengos de Monsaraz e na Creche e Aparece (10h) e nas turmas dos 1º e 2º anos (13h30) e dos 3º e 4 anos (14h30) da Escola Básica Manuel Augusto Papança, e no dia 16 de dezembro no Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz (10h).

Neste dia haverá também espetáculos de magia no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz (14h) e no dia seguinte no Lar da Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva (10h) e no Solar de São Lucas (14h). O Cante ao Menino com a participação do Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz realiza-se no dia 26 de dezembro na Ermida de Nossa Senhora da Caridade (19h30) e no dia seguinte na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em Perolivas (19h), e na Igreja Matriz de Reguengos de Monsaraz (20h).

Em S. Pedro do Corval, no dia 1 de dezembro, às 17h, será inaugurado o presépio de rua com a atuação da Banda da Sociedade Filarmónica Corvalense. A banda filarmónica vai também desfilar no dia 7 de dezembro, pelas 17h, em Carrapatelo, e no dia 14 de dezembro, às 16h, em Santo António do Baldio. No dia 22 de dezembro, pelas 18h, realiza-se a Festa de Natal da Sociedade Filarmónica Corvalense na Sociedade União e Progresso Aldematense.

​O Natal das Freguesias integra também presépios de rua em S. Marcos do Campo, Campinho e Cumeada. A inauguração dos presépios vai decorrer no dia 1 de dezembro, a partir das 16h, com a atuação dos Al-Canti. Este grupo vai também participar no Cante ao Menino, que decorre no dia 5 de dezembro, a partir das 19h, em S. Marcos do Campo, Campinho e Cumeada. No dia 14 de dezembro, pelas 13h, realiza-se o almoço dos seniores na Sociedade Harmonia Sanmarquense.


Nenhum comentário:

Postar um comentário