quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Águeda | Uma alegria que contagia na Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal Manuel Alegre preparou um programa para vários públicos, desde o juvenil ao sénior, e que integra contos, histórias e várias oficinas.

Quem disse que ir à biblioteca é uma ideia chata? Pode até ser para alguns, mas não na Biblioteca Municipal Manuel Alegre (BMMA), em Águeda, que preparou para os primeiros três meses do ano um conjunto de iniciativas que visam dinamizar e atrair cada vez mais público a este espaço cultural do Município. 

No próximo sábado, às 11 horas, a BMMA desenvolverá a actividade “Gargalhar”, uma oficina de risoterapia, com Sónia Pais, uma iniciativa que conjuga histórias e danças, com carácter humorístico e jogos de riso. 

Em fevereiro, “A Biblioteca vai à Escola-IPSS’s”, uma iniciativa que, pelo quinto ano consecutivo, visitará as instituições do Concelho que possuem valência de Jardim de Infância e no âmbito da qual será dinamizada uma sessão de histórias às crianças daquela faixa etária, procurando cativar nelas o gosto pelo livro e leitura. 

No dia 1 de fevereiro (11 horas), haverá um “Cabaz de histórias do arco da velha” e, no dia 6 de março (18.30 às 21 horas), a oficina de teatro “Coisas que não são”, com Adriana Campos. 

De terça a sexta-feira, entre as 10 e as 11h30, há “Histórias Giratórias”, uma hora do conto, em que será lido o livro de Isabel Rosas “O Senhor das Palavras”, após o que se seguirá um pequeno ateliê. 

A pensar nos bebés, dos 12 aos 36 meses, a BMMA quer incutir a ideia de que é importante “Crescer a Ler”, pelo que disponibiliza, de segunda a sexta-feira, das 10h30 às 11h30, uma atividade de estimulação sensorial e de partilha de afetos, através do livro. 

Mas a BMMA não é apenas para ser usadas pelos mais novos, há espaço e atividades para todos os públicos. A pensar nos seniores, continuará a realizar-se a “Serenidade Maior”, yoga para seniores, que, com uma periodicidade quinzenal (primeira e terceira segunda-feira de cada mês, das 14h30 às 16 horas), alia a leitura em voz alta e a narração de histórias à prática do yoga, com exercícios ajustados à condição física dos participantes. 

Arranca este ano a iniciativa “Dar alegria aos dias e vida aos anos”, em que a BMMA propõe-se a levar histórias, cantigas e muita alegria aos Centro de Convívio, de Dia e Lares. A proposta irá funcionar por marcação e deverá acontecer às segundas quintas-feiras de cada mês, das 14 às 15h30. 

A BMMA está a “desenhar” uma iniciativa que terá as famílias como público. Intitulada “Histórias & famílias com (o) ambiente”, a ação vai decorrer no quarto sábado de cada mês e dá forma a uma atividade lúdica e pedagógica, seja através de contos, ilustração, música ou outro, alertando ao mesmo tempo para as questões ambientais. 

A BMMA preparou uma oficina de Carnaval para pequenos leitores, que irá decorrer nos dias 24 e 26 de fevereiro (15 às 16h30), em que as histórias e as artes plásticas vão estar de mãos dadas e onde as crianças poderão transformar livros em máscaras ou adereços. 

Para as férias da Páscoa, está prevista a realização de um programa específico. Destinada às crianças entre os 6 e os 12 anos, a iniciativa vai decorrer entre 30 de março e 9 de abril (10 às 17 horas). Mais informação será disponibilizada no site da BMMA (http://biblioteca.cm-agueda.pt) 

No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Água, a BMMA terá patente, na sala polivalente, entre 20 de março e 10 de abril, a exposição itinerante do Município da Lousã “O Humor e a Água”. A inauguração está marcada para dia 20 de março, às 18 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário