quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Comunicado do PSD de Figueiró dos Vinhos - Jan. 2020

Caro Amigo(a) Figueiroense,
No início de um novo ano o PSD deseja-lhe as maiores felicidades e votos de um excelente 2020 para si e família.

Passados dois anos deste mandato o Partido Social Democrata de Figueiró dos Vinhos entende acompanhar a crítica da maioria dos Figueiroenses acerca da prestação da Câmara PS em cinco sentimentos que todos facilmente reconhecerão:

1. DESILUSÃO: Em virtude das inúmeras promessas feitas e não cumpridas, do desenvolvimento e progresso apregoados desmentidos por um Concelho cada vez mais pobre, mais desertificado, sem emprego, sem espaço para os mais jovens e sem perspetivas de futuro. Desilusão, ainda, por não aceitarem a proposta do PSD para, em 2020, baixar a taxa de IRS para 3% e reduzir o IMI para 0,31%, a par das deduções do IMI familiar. Desilusão pelo falhanço na captação de investimento e no fiasco em atrair novas empresas que criem emprego e riqueza. Nos edifícios abandonados e nos parques industriais desertos, com pavilhões à venda. No encerramento de estabelecimentos comerciais nucleares e com tradição na vila e por arrasto nas restantes freguesias. Desilusão pelas promessas não cumpridas de que é exemplo os 20 milhões de euros de investimento, os 100 hectares de terreno e os 100 postos de trabalho da Lusiaves que nunca vieram. As Freguesias que atravessam grandes dificuldades não são apoiadas como merecem, não vêem reconhecido o inestimável serviço de proximidade que prestam junto das populações e ainda são penalizadas com a diminuição de verbas no orçamento de 2020.

2. PREOCUPAÇÃO: Pela contração de um empréstimo de 700 mil euros com o objetivo de fazer face às despesas do dia-a-dia e que constitui uma prova acabada do falhanço da gestão socialista no concelho. Pelos dados públicos, disponibilizados por entidades independentes, relativamente à gestão da Câmara Municipal. O Revisor Oficial de Contas refere que relativamente aos encargos assumidos pela câmara e não pagos no primeiro semestre de 2019 e a despesa já comprometida totaliza quase oito milhões de euros. O Conselho de Finanças Públicas escreve no seu Relatório 9/2019 que o maior agravamento, de pagamentos em atraso de todas as câmaras do país ocorreu na Câmara de Figueiró dos Vinhos com 1,4 milhões em atraso só no primeiro semestre de 2019. A IGF –Inspeção Geral de Finanças realizou uma auditoria à Câmara com resultados nada animadores para os seus responsáveis. Preocupação pelas notícias que dão conta da eventual deslocalização, para outro concelho, do serviço de distribuição postal dos CTT. Preocupação pelo aumento substancial do preço da água que vem, em 2020, penalizar ainda mais os Figueiroenses. Preocupação, ainda, por Figueiró dos Vinhos ser o último concelho do distrito de Leiria em termos de Poder de Compra e por esta política assente no entretenimento e nas festas que tem levado ao empobrecimento do concelho e dos Figueiroenses.

3. REPÚDIO: Pela campanha propagandística, alguma dela com “informação” falsa, levada a cabo pelo executivo PS através de revistas, jornais, newsletters e folhetos e paga com o dinheiro dos Figueiroenses. Pela sistemática violação da Lei e do não cumprimento do Estatuto do Direito de Oposição. O Presidente da Câmara, ao denegar o direito de consulta prévia, ao Plano e Orçamento para 2020, conferida por Lei está a cortar os direitos da oposição e a fugir aos seus deveres enquanto detentor de um cargo público. Repúdio, ainda, pela postura desta maioria socialista que semeia a conflitualidade social, a desconsideração institucional, a intolerância, o ódio colocando Figueiroenses contra Figueiroenses e ataca e discrimina quem se opõe e não concorda com esta Câmara ou os que têm apenas e só, opiniões diferentes.

4. FALTA DE VERDADE: Quando o Presidente da Câmara se refere à divida para procurar justificar a sua incapacidade para resolver os problemas do Concelho, só tem de se queixar dele próprio. Está no seu segundo mandato e a divida que herdou foi a sua não lhe assistindo, também, neste domínio o direito de continuar a iludir os Figueiroenses. Ao mesmo tempo que diz que não há dinheiro vai fazendo festas e outros entreténs a seu belo prazer e revistas de propaganda em causa própria desbaratando assim muitos milhares de euros que seriam mais bem empregues a ajudar os problemas reais dos Figueiroenses. Falta de verdade quando diz que tudo está bem e o concelho tem os piores indicadores económicos e sociais da região. Falta de verdade quando se apregoa a boa gestão e nos deparamos com mais este empréstimo de 700 mil euros que é uma machadada na narrativa da “boa gestão” que sempre apregoaram.

5. FALHANÇO: A Câmara PS falhou quando faz empréstimos para as obras junto ao campo de futebol e para a Sonuma e deixa o calote para outros pagarem daqui a 15 anos, em contradição com o que defenderam na oposição. Falhou quando dá um trambolhão de 59 posições no ranking da transparência municipal. Falhou quando o concelho tem cada vez menos gente, está deserto e com os mais jovens a saírem para outros destinos à procura do emprego que aqui não há. Falhou quando a Câmara transformada numa comissão de festas tem o concelho parado, desertificado, com ruas desertas e sem gente. Quando o Presidente da Câmara se recusa a responder a perguntas do PSD e é obrigado por entidade independente a dar essas informações. E falhou não só nas políticas de desenvolvimento económico e social, de captação de novas empresas, na criação de emprego e no apoio aos mais necessitados, falhou, também, na sua relação com os cidadãos.

Nos últimos 30 anos, o PS governa a câmara há 22 anos e tem-se revelado incapaz de resolver os problemas do Concelho e dos Figueiroenses. É preciso MUDAR. Basta falar com as pessoas no dia-a- dia. Faz muitas festas, distrai as pessoas com muitas questões, mas naquilo que é essencial, não resolve os problemas. É muita propaganda, muita desculpa, muita ilusão, mas maus resultados. Sabemos que há quem não se importe com estas coisas e esteja resignado, mas nós não. Merecemos Melhor!

O PSD de Figueiró dos Vinhos não pode ser cúmplice nem conivente com isto. Temo-lo denunciado numa oposição firme e responsável. É preciso MUDAR este estado de coisas. O PSD garante aos Figueiroenses que continuará a trabalhar em prol da paz social, fazendo uma oposição construtiva e dando o seu melhor contributo para melhorar as condições de vida de todos, construindo uma alternativa séria, sólida e credível que contará, estamos certos, com o apoio inequívoco dos Figueiroenses nas próximas eleições autárquicas. Para bem do nosso concelho. Para bem das Pessoas.

Viva Figueiró dos Vinhos!
Janeiro de 2020
A Comissão Política Concelhia do PSD de Figueiró dos Vinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário