quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Câmara de Figueiró dos Vinhos aprova contrato de empréstimo de 750 mil euros para despesas do dia adia


Os 850 mil voltaram a 700 mil contrato aprovado, hoje, com a abstenção do PSD confirma o falhanço da gestão socialista


EMPRÉSTIMO | câmara recua e os 850 mil passam novamente a 700 mil euros. É um sinal positivo que registamos e que vem ao encontro do que dissemos relativamente ao empréstimo  a Curto Prazo em regime de conta corrente – Ref.ª 01ECP19 – Banco BPI – aprovação de cláusulas contratuais

Posição do PSD exarada em ata na reunião de câmara, de hoje, 08.01.2020

"Na reunião de câmara de 27 de novembro de 2019 foi aprovada, com a abstenção do PSD, a proposta de deliberação nº 128/2019 tendo em vista a contratação de um empréstimo de 700 mil euros, acrescidos de juros, com o objetivo de fazer face a dificuldades de tesouraria e à satisfação dos compromissos com os fornecedores.

Posteriormente na reunião de câmara de 11 de dezembro de 2019 foi aprovada à revelia do que tinha sido deliberado anteriormente uma proposta de crédito do BPI de 850 mil euros. Deixámos exarado em ata as razões do nosso voto contra.

Vem hoje (08.01.20220) a esta reunião a Proposta de Deliberação nº 1/2020 que contempla um empréstimo de 700 mil euros e as cláusulas contratuais do referido empréstimo e respetivo contrato de crédito.

Imperou o bom senso. Tal como tínhamos alertado na reunião de câmara de 11 de dezembro de 2019 a verba de 700 mil euros era a mais consentânea com o deliberado na reunião anterior, com as consultas às Instituições de Crédito e propostas recebidas.

É um sinal positivo este recuo que registamos com agrado.
Não obstante nada se alterou relativamente à posição do Partido Social Democrata relativamente ao empréstimo. Mantemos o que dissemos na altura e reafirmamo-lo agora.
É num contexto de término do Plano de Saneamento Financeiro e com o anúncio exaustivamente propagandeado da liquidação total da dívida à banca no final de 2019 que este empréstimo se vai realizar. É, pois, num contexto em que as desculpas se acabaram e em que a herança é a do próprio que a câmara se vai endividar.

O PSD vinha a alertar há muito para as consequências negativas do caminho que tem sido seguido. E é sem surpresa que se confirmam os piores cenários apontados, recentemente, por entidades independentes.

Este empréstimo é mais uma prova acabada do falhanço da gestão socialista no concelho.

Relativamente à aprovação ou não, da proposta de deliberação nº 01/2020 não faremos aquilo que o PS fez no passado por mero tacticismo político. Registamos o recuo do PS, no entanto pelas razões atrás expostas não podemos aprovar com o nosso voto este empréstimo. Todavia não o inviabilizamos, mas tem de ser o Partido Socialista a assumir o ónus de o pedir, reconhecendo com isso o falhanço da sua própria gestão, pelo que o voto do partido Social Democrata é o de abstenção. "


Partido Social Democrata Figueiró dos Vinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário