quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Castelo de Paiva | RUA D. JOSÉ DE ARROCHELA COM CIRCULAÇÃO CONDICIONADA

TRÂNSITO CORTADO NO SENTIDO DESCENDENTE
No concelho de Castelo de Paiva, em todo o seu território, a tempestade Elsa deixou um rasto de destruição, com um número elevado de derrocadas e quedas de muros de suporte, elevado prejuízo em infraestruturas municipais, situação que significa muitas centenas de milhares de euros de prejuízo e que condicionam a actividade municipal.

A Rua D. José de Arrochela, uma das principais entradas na vila de Castelo de Paiva, vai continuar com trânsito cortado no sentido descendente, depois da enorme derrocada que aconteceu por ocasião da passagem da Tempestade Elsa, que fez ruir parte do muro de suporte e do passeio do lado direito, já muito próximo da principal rotunda de acesso à zona urbana.

A decisão camarária acontece depois do parecer técnico, resultante da nova vistoria feita ao local no passado dia 10 de Janeiro, por parte de técnicos da Câmara Municipal, Técnicos da Valsousa, que é dono da obra, e representantes da Edilages S.A, que foi a entidade adjudicatária. Dessa inspecção à obra, na sequência de solicitação da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, foi possível verificar que o muro de suporte e o passeio do arruamento de acesso à vila de Castelo de Paiva, no lado direito do sentido descendente, ruíram parcialmente, numa extensão aproximada de 20 metros.

Previamente, no dia 3 de Janeiro, foi efectuada uma vistoria municipal com a presença de técnicos da autarquia, que entenderam dar autorização para reabrir a rua naquele sentido, ficando, contudo, decidido que seria prudente manter a monitorização do local.

Face à realização duma vistoria posterior ao local da derrocada, com técnicos das diversas entidades, foi decidido que este arruamento urbano teria de ficar encerrado naquele sentido descendente, atendendo a que, na zona da derrocada, têm sido perceptíveis alterações e evolução dos aluimentos, razão pela qual o encerramento do trânsito na via de sentido descendente manter-se-á até que sejam garantidas condições de segurança. 

Sobre esta situação na Rua D. José de Arrochela, já foi dada validação para avançar com um procedimento com Carácter de Urgência, ao abrigo da legislação em vigor, de modo a dar maior celeridade ao processo de reabilitação desta obra e para que este acesso seja reaberto no mais curto espaço de tempo, evitando-se constrangimentos na circulação rodoviária e incómodos para a população e comerciantes.

A Câmara Municipal lamenta os incómodos causados e apela à compreensão, salvaguardando que a actuação municipal terá sempre como prioridade a garantia da segurança e a salvaguarda de toda a população. 

Carlos Oliveira




Nenhum comentário:

Postar um comentário