quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Dádiva de Sangue no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro

Nesta altura do ano e nomeadamente nos meses de Janeiro e Fevereiro regista-se o valor anual mais baixo das reservas de sangue. Para esta situação contribuem, nomeadamente, as gripes, constipações e infeções do trato respiratório" torna-se mais difícil manter os stocks de componentes sanguíneos em níveis adequados.

Este é um período crítico em termos de necessidades, não admira, portanto, que todos intensifiquem os apelos a todas as pessoas saudáveis, ainda mais quando dados recentes revelam que há, em Portugal, cerca de 210 mil dadores, dos quais apenas 14% são jovens entre os 18 e os 25 anos. Em causa está a renovação dos dadores, factor de grande preocupação num país cuja população está cada vez mais envelhecida.

Se está em condições e fazer uma nova Dádiva de Sangue, dirige-se a uma Sessão de Colheita, consulte o síte http://www.adasca.pt/node/1233 .

Para ser dador de sangue, terá de ter idade superior a 18 anos (até aos 60 anos se for a primeira dádiva), ter peso igual ou superior a 50kg e ter hábitos de vida saudáveis, será sempre efectuada em todas as dádivas uma triagem clínica, prévia, onde poderá esclarecer todas as dúvidas.

Lembre-se que há doentes num hospital que precisa de si. Dê Sangue, Ajude a Salvar Vidas, a solidariedade é um dos valores maiores de qualquer sociedade.

Pelo que recordamos todos os potenciais dadores, residentes ou visitantes, o podem fazer no Posto Fixo da ADASCA, localizada no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso, próximo da Rotunda do Glicínias e das Bombas da Repsol, anexo à Av. da Universidade.

A  fraseologia que se recorrer com frequência já não convence ninguém, é verdade, porque os dadores dos tempos que correm assiste-lhes uma cultura mais fundamentada, conhecimentos mais avançados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário