quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Covilhã | BIBLIOTECA-TE - BIBLIOTECA PARA AS LITERACIAS



“Biblioteca-te” é um dos projetos municipais promovido pela Câmara da Covilhã para fomentar a literacia no concelho, em diversas áreas temáticas. Implementado em 2018, com a Literacia para os media e da informação, o projeto surge agora com duas novidades e centra-se em problemas atuais como os perigos da crescente utilização dos novos media e da livre circulação de informação em rede. 

As iniciativas sobre a Literacia da informação e dos media têm sido desenvolvidas junto da comunidade escolar, e todos os agrupamentos de escolas do concelho já solicitaram sessões durante os meses de fevereiro e março, por forma a elucidar os grupos de jovens, que mais horas diárias despendem na internet, a reconhecer a informação que não é verdadeira, nomeadamente as fake news e como se deve pesquisar informação. 

Uma iniciativa também alargada a outros utilizadores das TIC´s, sendo que, durante o “Mês das literacias”, em março, todas as quartas feiras das 18h às 19h, será ministrado um workshop sobre “Falsas notícias e desinformação”, na Biblioteca Municipal. 

As novidades deste projeto surgem com a introdução da Literacia para a Saúde e da Literacia para as Famílias, sendo que, com esta última temática a Biblioteca visa sensibilizar as famílias para a importância da leitura no desenvolvimento cognitivo da criança, dinamizando sessões de leitura partilhada entre pais e filhos. A Literacia da Saúde desenvolveu-se no seguimento da abertura do Espaço dos Sentidos, a funcionar desde setembro do ano passado, e aborda diversas questões de saúde, entre elas o bulliyng. 

‘’Biblioteca-te para as literacias’’ destina-se a alunos, professores, encarregados de educação e, também, ao público sénior, lares e centros sociais, devendo ser efetuada uma inscrição prévia através dos seguintes contatos: 

Biblioteca Municipal 
Rua Conde da Ericeira, 6200-086 Covilhã 
T. 275 333 599 | biblioteca@cm-covilha.pt
Horário: De segunda a Sexta, das 10h00 às 18h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário