sexta-feira, 13 de março de 2020

Covid-19: Missas suspensas a nível nacional, por tempo indeterminado

Resultado de imagem para Missas suspensas a nível nacional, por tempo indeterminado
Em comunicado, a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) informa que todas as missas comunitárias estão suspensas por tempo indeterminado.
"Em consonância com as indicações do Governo e das autoridades de saúde, a Conferência Episcopal Portuguesa determina que os sacerdotes suspendam a celebração comunitária da Santa Missa até ser superada a atual situação de emergência", pode ler-se no comunicado a que o SAPO24 teve acesso.
A CEP refere ainda que devem ser seguidas "as indicações diocesanas referentes a outros sacramentos e atos de culto, bem como à suspensão de catequeses e reuniões".
Aos fiéis, é pedido que continue a "oração pessoal e familiar, biblicamente alimentada, confiados na graça divina e na boa vontade de todos".
A 2 de Março, a Conferência Episcopal Portuguesa tinha divulgado algumas medidas a ter nas celebrações e dentro das igrejas, "designadamente quanto à comunhão na mão e à omissão do abraço da paz e da água benta nas respetivas pias. Igualmente, outras que têm sido dadas sobre não beijar imagens e a maior distância e resguardo na administração da reconciliação sacramental".
Já esta semana, numa nota aos diocesanos de Lisboa sobre a atual situação sanitária, publicada no site do Patriarcado, D. Manuel Clemente tinha referido que é necessário, no contexto da Igreja, "atender a todas as indicações das autoridades sanitárias e civis, para prevenir situações de risco", referindo contudo que não se deixa de "viver o atual momento com fé no Deus da vida, que nunca abandona ninguém, sobretudo nas ocasiões mais difíceis".
Madremedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário