sexta-feira, 13 de março de 2020

Sessão distrital do Parlamento Jovem do distrito reuniu em Proença-a-Nova


O Auditório Municipal foi palco, no dia 9 de março, da 2ª fase das Sessões Distritais/Regionais do Parlamento Jovem e que reuniu os deputados que representam as escolas do distrito de Castelo Branco para aprovar os Projetos de Recomendação a submeter à Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens e eleger os deputados que os vão representar. Esta sessão contou com a presença da deputada do PSD pelo distrito de Castelo Branco, Claúdia André, a presidente dos Serviços Educacionais do Centro, Cristina Ferreira, o Presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Lobo, e a presidente da mesa, Melissa Ferreira. 

O tema da XXVI Edição do Parlamento dos Jovens (2019/2020) é, para o ensino básico: "Violência Doméstica e no Namoro: da sensibilização à ação" e para o Secundário: "Violência Doméstica e no Namoro: Como garantir o respeito e a igualdade". Na sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal começou por referir a importância desta iniciativa e, na sua opinião, “espera que estes parlamentos jovens transformem a maneira de estar em sociedade dos seus representantes. Têm aqui uma das ferramentas para traduzir os valores da sociedade que vamos construindo. Aquilo que pode haver de pior na nossa sociedade é a ignorância, o desconhecimento e a falta de sermos educados quando temos cada vez mais formação”. Sobre o tema concreto desta sessão, João Lobo refere ainda que “as sociedades só o são verdadeiramente se forem plurais e inclusivas, quanto mais conhecermos, quando olhamos para o lado e vemos que somos iguais e sabemos que discutir as diferenças faz parte. O que não faz parte é a violência que é trazida para o meio e para as relações entre as pessoas e, mais especificamente, para o namoro e para as relações interpessoais. A escola tem um papel fundamental porque educa, transmite conhecimento, não esquecendo que as famílias são os principais pilares da educação”. 

Na sessão escolar da Escola Pedro da Fonseca foi aprovado um conjunto de projetos de recomendação, tais como a inclusão obrigatória do tema da violência doméstica e no namoro na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania; a formação de equipas de alunos constituídas por cinco elementos, com formação prévia para saber ouvir, confortar e orientar/encaminhar colegas para a ajuda necessária; em simultâneo, criar uma conta no Instagram para apoio e acompanhamento; e a constituição de um grupo de teatro, em todos as escolas, composto por alunos e orientado por técnicos especializados, com um tema definido, comum a todas as escolas a nível nacional, para trabalhar estereótipos sociais. 

O Parlamento dos Jovens é um projeto desenvolvido pela Assembleia da República Portuguesa com o objetivo de promover e incentivar o trabalho democrático aos alunos do Ensino Básico e Secundário. Simulando o processo das Eleições Legislativas de Portugal, elegem-se "deputados" em três fases: Escolar, onde ocorre o sufrágio direto, resultando um plenário (Sessão Escolar) em cada escola com os "deputados escolares" eleitos, elegem os representantes da escola para a próxima fase; Distrital, onde todos os que foram eleitos na sessão distrital se deslocam a um local designado para debaterem as suas ideias com as outras escolas e eleger os representantes do distrito na última fase; Nacional, onde os representantes de todos os distritos se reúnem em comissões parlamentares e em plenário com o objetivo de aprovar um projeto consensual para os deputados da Assembleia da República debaterem.

Adenda:
O Município de Proença-a-Nova, que tem em curso o Plano de Contingência do COVID-19, aprovado pelo presidente da autarquia em 4 de março, encontra-se a acompanhar de perto esta situação de pandemia, através das comunicações do Conselho Nacional de Saúde, da Direção-Geral de Saúde e do Ministério da Saúde e suas recomendações. Tendo em conta que Portugal entrará muito em breve na chamada fase de mitigação do surto, o terceiro nível de alerta, e concorrendo para um processo preventivo de resposta, tomou-se a decisão – com base na informação disponível a esta hora – de adiar os eventos da responsabilidade do Município e de suspender algumas atividades regulares nas próximas duas semanas, entre 13 e 29 de março, nomeadamente:
- Suspensão das aulas da Universidade Sénior de Proença-a-Nova nos polos de Proença-a-Nova e de Sobreira Formosa e das aulas de ginástica sénior nas 17 turmas no concelho;
- Interdição de utilização do Ginásio e da Piscina Municipal;
- Utilização condicionada do Pavilhão Municipal aos alunos do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova e às equipas federadas do concelho que utilizam este equipamento para os seus treinos;
- Encerramento de visitas ao Museu Isilda Martins e ao Espaço Ribeiro Farinha;
- Encerramento da Casa das Associações e das atividades aí desenvolvidas, nomeadamente Academia de Música e formação em curso.
- Adiamento dos seguintes eventos (com divulgação de novas datas em breve):
- Passeio Pedestre Noturno (13 de março)
- Feira de S. José, em Sobreira Formosa (19 de março)
- Clube de Leitura (20 de março)
- Concerto com Paulo de Carvalho (28 de março)
- Grande Prémio da Cortiçada (29 de março)
- Sessões de cinema de 13, 20 e 27 de março
De acordo com o conhecimento que dispomos à data de hoje, e não havendo nenhum caso conhecido no concelho de Proença-a-Nova, são estas as medidas que achamos por bem tomar, estando a monitorizar constantemente a situação. As entidades oficiais têm a situação continuadamente analisada e deverão ser observadas as recomendações da DGS, acatando dessa forma os procedimentos recomendados e reduzindo o contacto social ao estritamente necessário, sem existir alarmismos e com bom senso, convocando todos à responsabilidade individual para esta situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário