quinta-feira, 23 de abril de 2020

INTERNACIONAL|UNIÃO EUROPEIA (UE): Conselho Europeu: tiro de pólvora seca

O edifício Europa,em Bruxelas, Bélgica, é a sede do Conselho Europeu e do Conselho da União EuropeiaCréditos/ Consilium.europa.eu
O Conselho Europeu desta quinta-feira ficou marcado, por um lado, pela indefinição e, por outro, pela confirmação de medidas que empurram os Estados para novo endividamento.

Mas também pelo adiamento de uma decisão sobre o eventual fundo de recuperação, nomeadamente no que respeita aos montantes e às condições. 

Preocupantes são também as notícias que apontam para a possibilidade de o Orçamento da União Europeia poder vir a ser mais reduzido, com a diminuição de verbas da coesão. Entretanto, fica por saber o essencial: quanto é que Portugal vai receber nos próximos sete anos.

No fundo, a reunião do Conselho Europeu, em linha com as conclusões do Eurogrupo, ficou mais uma vez marcada pela falta de solidariedade entre os países membros. Aliás, o plano de recuperação sugerido pelo Eurogrupo e pela Comissão Europeia não descarta a possibilidade de haver uma concentração primordial dos recursos nas principais potências europeias e de tais recursos serem direccionados sobretudo para projectos que beneficiem os grandes grupos económicos e financeiros.

abrilabril

Nenhum comentário:

Postar um comentário