sexta-feira, 24 de abril de 2020

Moçambique | Sobe para 32 trabalhadores da Total infectados pela covid-19 em Moçambique; Quinto doente diagnosticado na Província de Maputo


Foto de Adérito Caldeira
23 dias após o diagnóstico do primeiro infectado nas instalações da Total subiu para 32 o número de trabalhadores da petrolífera francesa que lidera o projecto Mozambique LNG infectados pelo novo coronavírus em Moçambique. Para além dos quatro novos doentes na Província de Cabo Delgado nesta quinta-feira (23) um novo doente foi diagnosticado na Província de Maputo e as autoridades de saúde ainda não sabem como contraiu a infecção pela covid-19.

Mais 84 testes a casos suspeitos de covid-19 foram realizados pelo Instituto Nacional de Saúde dos quais “68 revelaram-se negativos e cinco revelaram-se positivos, portanto Moçambique neste momento tem 46 positivos, 38 de transmissão local e oito importados. “quatro dos novos casos positivos estão relacionados com a investigação na Província de Cabo Delgado e um caso foi registado na Província de Maputo”, actualizou a Directora Nacional Saúde Pública.

“O primeiro caso positivo é de um indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade moçambicana, com mais de 30 anos de idade e reside na Cidade da Matola”, detalhou a Dra. Rosa Marlene que admitiu “não está relacionado com Afungi, está ainda em estudo para de facto se chegar a conclusão de como a infecção foi apanhada”.

Este é o quinto infectado pelo novo coronavírus na Província de Maputo, existem dois de nacionalidade italiana (um com mais de 50 anos e outro com mais de 20 anos de idade) e outros dois que as autoridades de Saúde não identificam claramente.

Os outros quatro novos doentes são trabalhadores da petrolífera Total e as suas características foram detalhadas pela na Directora Nacional Saúde Pública: “O segundo caso positivo é de um indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade estrangeira, com mais de 60 anos de idade, é residente em Afungi e esteve em contacto com um caso confirmado; O terceiro caso é de um indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade moçambicana, com mais de 40 anos de idade e esteve também em contacto com um caso confirmado em Afungi; O quarto caso é de um indivíduo do sexo feminino, com mais de 40 anos de idade, de nacionalidade estrangeira e também esteve em contacto com um caso confirmado em Afungi; O quinto caso positivo é de um indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade moçambicana, com mais de 30 anos de idade e esteve em contacto com caso confirmado em Afungi”.

São agora 32 os infectados pelo novo coronavírus que são trabalhadores da petrolífera francesa que lidera o projecto Mozambique LNG, de exploração de gás natural na Área 1 da Bacia do Rovuma. Alguns estão em isolamento na Cidade de Maputo e outros em Pemba.


12 curados da covid-19 em Moçambique

“Como parte do protocolo do Ministério da Saúde e porque todos estes casos novos não apresentam sintomatologia e encontram-se em isolamento domiciliário, neste momento decorre como sempre o processo de mapeamento dos contactos”, acrescentou a responsável de Saúde Pública que declarou ainda “em relação a nacionalidade dos infectados, nós preferimos parar com a partilha por questões éticas. Depois de usarmos os meios adequados para informar as pessoas iremos partilhar a nacionalidade dos infectados”.

Sem precisar quais a Dra. Rosa Marlene revelou também que mais quatro doentes ficaram curados o que elevou para 12 os cidadãos recuperados da covid-19 em Moçambique.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Nenhum comentário:

Postar um comentário