sexta-feira, 22 de maio de 2020

Oito novos infectados na Província de Maputo, 80º trabalhador da Total diagnosticado com covid-19 em Moçambique

Foto do Ministério da Saúde

A Província de Maputo tornou-se num novo foco da covid-19 em Moçambique com o diagnóstico de oito novos infectados, dois dos quais são crianças e um adolescente. Os restantes dois casos diagnosticados nesta quarta-feira (20), que elevam o cumulativo de casos positivos para 156, estão nas cidades de Xai-Xai e Maputo, este último é o 80º trabalhador da petrolífera Total infectado no nosso país.

A Directora Nacional de Saúde Pública actualizou em conferência de imprensa que mais 232 testes, resultantes da vigilância em unidades sanitárias e rastreio de casos suspeitos, foram realizados pelo Instituto Nacional de Saúde, “222 revelaram-se negativos e dez casos, revelaram-se positivos para covid-19”. Todos de nacionalidade moçambicana dos quais, nove com sintomatologia leve a moderada e um sem sintomas.

“Na Província de Maputo, na Cidade da Matola, temos seis indivíduos, sendo quatro do sexo masculino e dois do sexo feminino. Destes, um menor de 5 anos de idade, um na faixa etária de 5 - 14 anos, um na faixa etária de 15 - 24 anos, dois na faixa etária de 25 - 34 anos e um na faixa etária de 35 -44 anos de idade”, descreveu a Dra. Rosa Marlene.

No entanto o Director Nacional para a Área de Inquérito e Monitoria de Saúde clarificou “que pelo menos sete destes casos estão relacionados a uma cadeia de transmissão, tem uma relação com um caso anunciado no dia 14 (de Maio), portanto houve uma investigação epidemiológicas e estabeleceram-se níveis de risco entre contactos, alguns desses casos são contactos mesmo muito próximos, domiciliários, penso que há dois casos que são contactos domiciliários de um caso reportado no dia 14”.

Contudo o @Verdade apurou que no dia 14 de Maio não foi diagnosticado nenhum caso positivo de covid-19 na Província de Maputo, tendo ficado por esclarecer afinal com qual dos infectados estes novos casos na Cidade da Matola estão relacionados.

Adicionalmente o Dr. Sérgio Chicumbe aclarou que nenhum dos novos diagnosticados na Cidade da Matola está relacionado com a funcionária de uma agência bancária que acusou positivo para o novo coronavírus no passado dia 16 de Maio.

Os restantes casos positivos diagnosticados nesta quarta-feira (20) um está na Província de Maputo, no Distrito de Boane, e é um moçambicano na faixa etária de 25 - 34 anos de idade, e um outro caso diagnosticado na Província de Maputo é uma rapariga na faixa etária de 25 - 34 anos de idade.

Já na Província de Gaza, na Cidade de Xai-Xai, foi identificada uma moçambicana na faixa etária de 45 - 59 anos de idade infectada com o novo coronavírus.

O Director Nacional para a Área de Inquérito e Monitoria de Saúde explicou que “não nos parece ter relação com os outros casos (4) existentes naquela província entretanto ainda decorrem investigações epidemiológicas”.

O 10º caso positivo desta quarta-feira (20) é um moçambicano, na faixa etária de 25 -34 anos de idade, está em isolamento no Distrito Municipal de KaMpfumo, na Cidade de Maputo, e é trabalhador da Total, tendo recentemente regressado do acampamento de Afungi num voo comercial das Linhas Aéreas de Moçambique.

Recorde-se que as tripulações das Linhas Aéreas de Moçambique não estão a ser testadas para o novo coronavírus, embora transportem casos suspeitos e mesmo doentes assintomáticos, e nem mesmo estão a cumprir a quarentena obrigatória para quem viaje de um local com doentes positivos.

“Este caso relacionado a Afungi é do último grupo, nós organizamos a saída em função do grau de risco para infecção, testou-se e retirou-se daquele contexto pessoas de menor risco e as pessoas de maior risco foram retiradas por último. É um caso que mostra carga viral relativamente baixa, em relação com a carga viral que habitualmente vemos com um caso primário”, argumentou o Dr. Sérgio Chicumbe.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Nenhum comentário:

Postar um comentário