terça-feira, 14 de julho de 2020

14 DE JULHO – O DIA NACIONAL DA FRANÇA COMEMORA UMA FARSA REVOLUCIONÁRIA

Como é sabido, o 14 de Julho é o Dia Nacional da França. Trata-se da data em que os arruaceiros republicanos da Revolução Francesa tomaram a fortaleza da Bastilha (em 1789) por eles considerada um símbolo odioso da Monarquia e do Poder Real. A realidade, porém, é completamente diferente, conforme nos revela o historiador Armando Alexandre dos Santos (*):
«A propaganda revolucionária, habilmente conduzida, exagerou muito certos pontos fracos do Ancien Régime e mentiu deslavadamente em outros. Por exemplo, transformou a Bastilha –  em cujas masmorras gemeriam centenas de pobres infelizes aprisionados por arbitrárias ordens que o soberano expedia nas suas famosas lettres de cachet – em símbolo da prepotência e da tirania do Rei.

Na realidade, a Bastilha era uma velha fortaleza parisiense transformada em prisão de Estado, onde cumpriam pena presos de categoria elevada. Quando da sua tomada violenta, a 14 de Julho de 1789, estavam aprisionadas apenas 7 pessoas
«As tais lettres de cachet eram cartas expedidas pelo Rei, muitas vezes a pedido das famílias dos detentos, para lhes assegurar um aprisionamento discreto, não escandaloso, numa prisão real e não em cárcere comum. Os prisioneiros frequentemente levavam para a Bastilha os seus criados, a sua mobília, os seus livros e tinham vida muito confortável. Noutras palavras, era um privilégio ser preso na Bastilha.»
(*) Armando Alexandre dos Santos, “Parlamentarismo, sim!  Mas à brasileira: com Monarca e com Poder Moderador eficaz e paternal”, Artpress – Indústria Gráfica e Editora Ltda., São Paulo, 1992. Os destaques gráficos são da responsabilidade da nossa Redacção.
Fonte:Logo

Nenhum comentário:

Postar um comentário