domingo, 26 de julho de 2020

Camião da Esperança - Algarve

64 nadadores-salvadores de Albufeira testados à covid-19
No dia 20 de julho, o Camião da Esperança concretizou em Albufeira a segunda etapa da sua passagem pelo Algarve, tendo realizado testes de despistagem à covid-19 a todos os nadadores-salvadores que estão ao serviço nas praias do Município. Numa ação coordenada com a Câmara Municipal de Albufeira foram realizados 64 testes serológicos. Todos os testes tiveram resultado negativo.

Para o Presidente do Município de Albufeira, José Carlos Rolo, que também realizou o teste serológico no Camião da Esperança, com resultado negativo, “esta iniciativa integra-se no conjunto de medidas que o Município tem tomando para controlar a disseminação da pandemia no Concelho e na Região, de forma a garantir a todos os munícipes e a quem nos visita, que Albufeira tem todas as condições para desfrutar do verão e das nossas praias com segurança”, no entanto, ressalva que “continua a ser fundamental o comportamento cívico e responsável de cada um, cumprindo e respeitando as regras de higiene e distanciamento”.

O Camião da Esperança, constituído por uma equipa de duas dezenas de profissionais da área da saúde, percorre seis municípios do Algarve, desde 9 de julho até 14 de agosto, numa ação de sensibilização junto das populações sobre a pandemia do novo coronavírus, com distribuição de informação, aconselhamento especializado, serviços de enfermagem, e a realização de testes, de base molecular (detetam a presença do vírus SARS-Cov-2), e serológicos (detetam a presença de anticorpos). Nos municípios de Portimão e Albufeira, duas primeiras etapas da rota no Algarve, foram realizados 14 testes moleculares e 427 serológicos, todos com resultado negativo.

As próximas etapas do Camião da Esperança são: Olhão – 22 a 26 julho; Tavira – 28 de julho a 1 de agosto; Lagos – 3 a 7 de agosto; Lagoa – 9 a 14 agosto. Os serviços estão disponíveis ao público entre as 9h00 e as 14 horas. A realização do teste molecular exige requisição e avaliação clínica e tem um custo de 100€ (é gratuito se o utente tiver prescrição do SNS), o serológico tem um custo de 40€. O resultado do teste molecular está previsto em 24 horas, e o do teste serológico é disponibilizado em poucos minutos. 

O Camião da Esperança é uma iniciativa da GlobalSport, que coordena toda a operação logística, promovida pela Região de Turismo do Algarve, e pelos municípios de Albufeira, Lagoa, Lagos, Olhão, Portimão e Tavira, com o apoio da TVI, Rádio Comercial, Galp, e Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública (ANMSP), KPMG, Mundipharma Portugal, Nasamotor, Planetiers, Sabseg e Unilabs.

#UmGestoMudaTudo
VASCO ALEXANDRE ROCHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário