sábado, 25 de julho de 2020

Portugal desenvolve a primeira máscara que inativa o vírus SARS-CoV-2

Um projeto português que junta empresas e academia criou a primeira máscara no mundo capaz de inativar o coronavírus responsável pela covid-19. A máscara, desenhada e fabricada em Portugal, já está à venda desde abril em toda a União Europeia.
A máscara já estava à venda desde abril nas lojas MO, mas os testes do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM) mostram agora que a MOxAdTech é a primeira máscara com capacidade de inativar o vírus que causa a covid-19.
Feito e concebido em Portugal, este projeto de cooperação entre a comunidade empresarial, académica e científica para o desenvolvimento de uma máscara reutilizável de elevado desempenho tinha já o comprovativo de proteção microbiana, acrescentando agora a capacidade do tecido para inativar o vírus SARS-CoV-2.
"A MOxAd-Tech, que resultou inicialmente da cooperação entre a fabricante Adalberto, a retalhista de moda MO da Sonae Fashion, o iMM, o centro tecnológico CITEVE, e a Universidade do Minho assume-se, assim, como a primeira máscara que inativa o vírus SARS-CoV-2. Este projeto pretende, desde a primeira hora, reforçar a proteção pessoal na atual situação de pandemia, tornando acessível o vestuário técnico ao maior número de pessoas possível", dizem os responsáveis em comunicado.
Segundo a mesma fonte, testes realizados pelo iMM permitiram aferir a eficácia da máscara MOxAd-Tech na inativação da covid-19. A máscara tem um revestimento que neutraliza o vírus SARS-CoV-2 quando este entra em contacto com o tecido, efeito que se mantém mesmo depois da realização de 50 lavagens.
Citado no comunicado, Pedro Simas, investigador e virologista do iMM, coordenou os testes que qualificam o tecido como tendo propriedades anti-virais e afirma que “de forma simplificada, estes testes consistem na análise do tecido após o contacto com uma solução que contém uma determinada quantidade de vírus, cuja viabilidade se mede ao longo do tempo. Os testes à máscara MOxAdtech revelaram uma inativação eficaz do SARS-CoV-2 mesmo após 50 lavagens, onde se observou uma redução viral de 99% ao fim de uma hora de contacto com o vírus, de acordo com os parâmetros de testes indicados na norma internacional ISO18184:2019.”
No mesmo sentido vai Francisco Pimentel, administrador da MO, que realça que “este projeto é um excelente exemplo de cooperação entre instituições nacionais para criar um produto inovador e disponibilizá-lo às famílias num prazo muito curto. Os testes do iMM vieram comprovar a nossa afirmação de que a MoxAdTech é melhor máscara de proteção social, reforçando todas as certificações já conquistadas. Estamos cientes da importância deste projeto para a comunidade e orgulhosos por, em conjunto com os nossos parceiros, estarmos a cumprir a missão da Sonae de levar os benefícios do progresso e da inovação a um número crescente de pessoas”.
Por sua vez, Susana Serrano, CEO da Adalberto, acrescenta que "a máscara MOxAd-Tech é inovadora a nível mundial, pois inclui diferentes camadas de proteção e um tratamento repelente à água que permite neutralizar bactérias e vírus quando estes entram em contacto com a máscara. Esta solução tornou-se possível por existir uma cooperação entre várias entidades distintas, que colocaram o seu conhecimento e capacidade ao serviço da comunidade para ajudar na proteção das famílias portuguesas”.
As máscaras estão disponíveis nas lojas MO, Continente e Wells, custando 10 euros.
Madremedia
Imagem: MOxAdTech

Nenhum comentário:

Postar um comentário