segunda-feira, 27 de julho de 2020

Proença-a-Nova | Município decreta três dias de luto municipal pela morte de Diogo Dias

O presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Lobo, decretou esta segunda-feira, 27 de julho, três dias de luto municipal na sequência da morte de Diogo Dias, jovem de 21 anos pertencente à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Proença-a-Nova que perdeu a vida durante o combate ao incêndio que deflagrou no dia 25 de julho no vizinho concelho de Oleiros e que acabaria por se estender até aos concelhos de Proença-a-Nova e da Sertã. O luto municipal será cumprido a 28, 29 e 30 de julho, sendo que os edifícios municipais terão a bandeira a meia haste nestes dias. “Presto o meu reconhecimento público aos Bombeiros de Proença-a-Nova, que mais uma vez demonstraram de forma incansável o seu empenho no combate a este incêndio mesmo depois da confirmação da trágica notícia que vitimou um dos seus colegas, um elemento da nossa comunidade que sempre se mostrou disponível para o serviço ao próximo. Só nos resta acompanhar a família e os amigos neste momento de dor, ficando para todos nós, aqueles que mais de perto privaram com ele, o seu sorriso aberto”, afirma João Lobo. 

Também a Liga dos Bombeiros Portugueses anunciou que as associações de todo o país colocarão as suas bandeiras a meia haste em homenagem ao bombeiro, natural de Vale da Mua, até à realização do funeral, que está marcado para esta terça-feira, 28 de julho, às 15 horas, na Capela do Peral. “Atendendo aos condicionalismos impostos pelo surto pandémico do novo coronavírus, apelo a que na cerimónia fúnebre sejam cumpridos os compromissos de segurança individual a que todos estamos obrigados, bem como sigam as indicações das forças de autoridade e dos colaboradores que estiverem no local”, acrescenta o presidente da autarquia. 

O bombeiro ferido gravemente, que se encontra no Hospital da Universidade de Coimbra, com um traumatismo facial, encontra-se fora de perigo e os dois outros feridos ligeiros já estão recuperados. Quanto ao incêndio, considerado dominado pelas autoridades na manhã desta segunda-feira, continua a merecer vigilância apertada, tendo em conta a previsão de temperaturas elevadas para os próximos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário