segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Alterações climáticas e influência nos oceanos em debate no dia 17 no âmbito da Década do Oceano

 
O Centro de Comunicação dos Oceanos (CCOceanos) leva a cabo no próximo dia 17 de setembro, às 18 horas, uma palestra dedicada ao tema das alterações climáticas e a previsão dos oceanos. O evento, a realizar em formato livestream a partir do Museu da Farmácia, em Lisboa, será transmitido para todo o mundo, com especial enfoque no universo da lusofonia, através das plataformas digitais da Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO (UNESCO-COI) e do Instituto Camões. 

Intitulada “Alterações Climáticas/Previsão dos Oceanos, Parte II”, a iniciativa insere-se no ciclo especial de palestras “CCOceanos: Década do Oceano”, em parceria com a UNESCO-COI, que tem reunido oradores portugueses e dos vários países de língua oficial portuguesa.

O painel de oradores convidados para esta palestra é composto por João Vitorino, oceanógrafo responsável pela Rede de Monitorização do Canhão Submarino da Nazaré (Instituto Hidrográfico); Rui Rosa, professor auxiliar com agregação na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; e Alexander Turra, professor titular do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP), no Brasil.


Conforme explica a jornalista náutica Nysse Arruda, fundadora e curadora do Centro de Comunicação dos Oceanos, esta série especial de palestras tem por objetivo apresentar diversos temas relacionados com a mais recente iniciativa da ONU no âmbito do oceano. Recorde-se que, no final de 2017, as Nações Unidas proclamaram a realização da Década das Ciências Oceânicas para o Desenvolvimento Sustentável, para o período de 2021 a 2030, lembrando que os oceanos (que cobrem 71% da superfície terrestre) são “os reguladores mais poderosos do clima”. 

“Queremos aproveitar a oportunidade para tornar Portugal num polo de comunicação e partilha de informação atualizada e de conhecimento sobre o oceano, envolvendo neste processo todo o universo da lusofonia”, afirma a curadora Nysse Arruda.

Esta série de palestras conta com o apoio institucional da UNESCO-COI, entidade coordenadora da preparação da Década do Oceano (http://oceandecade.org). Este apoio traduz-se na identificação e seleção de temas para as palestras, na divulgação internacional do link do livestream do evento e do link da videoteca da COOceanos Palestras com os vídeos das sessões anteriores disponíveis no YouTube.

Vinicius Grunberg Lindoso, responsável de comunicação da UNESCO-COI, refere que a colaboração com o CCOceanos surgiu da vontade de aumentar o número de ações informativas sobre o oceano e sobre a proclamação da ONU junto do público português e da comunidade lusófona em geral. O objetivo, reitera, é criar um maior entendimento das questões que serão abordadas na 2ª Conferência da ONU sobre os oceanos a realizar em Lisboa, um evento que foi adiado para 2021 devido à pandemia da Covid-19.

A atual crise pandémica é também o motivo pelo qual esta palestra se realizará sem público presencial, mas apenas em livestream em direto do Museu da Farmácia, que acolherá os oradores, a curadora e a equipa técnica para a transmissão online.

O evento conta com o patrocínio exclusivo do Grupo Ageas Portugal e o apoio de diversas entidades nacionais e internacionais. Além da recente renovação da parceria institucional com o Instituto Camões, incluem-se o IPMA, a Casa da América Latina, a UCCLA, o CNC, o Instituto Hidrográfico, a Academia das Ciências de Lisboa, os Ministérios do Mar e do Ambiente e a Câmara de Lisboa. No grupo das entidades internacionais estão as organizações não governamentais Marine MegaFauna Mozambique, e as ONG´s brasileiras Onda Verde e a Liga das Mulheres pelo Oceano.

Link da rede YouTube para aceder à palestra:

Nenhum comentário:

Postar um comentário